Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Cinco questionamentos essenciais para atingir seus objetivos profissionais

15 de fevereiro de 2016

Compartilhe esta notícia:

E na primeira segunda-feira após o carnaval, é chegada, para muitos, a hora de planejar os objetivos profissionais e as estratégias para alcançá-los em 2016. A bem da verdade, trata-se da segunda vez que fazemos isso a cada ano (a primeira costuma ser após o réveillon), mas boa parte dos brasileiros tem o costume de postergar essa importante reflexão para após os dias de folia. No entanto, antes de traçar tais metas, é uma boa ideia fazer uma autoanálise e avaliar quais características podem ser determinantes para o sucesso de nossos planos.

Para te ajudar nesse (segundo) começo de ano, a AVM Faculdade Integrada elencou algumas perguntas que o profissional bem sucedido deve fazer a si mesmo antes de planejar suas ações e objetivos. Boa leitura!

  1. Você tem clareza em relação aos seus objetivos?

Assim como em um plano de negócios, seus objetivos devem ser específicos e ter resultados mensuráveis. É preciso saber exatamente onde você quer chegar. Cada etapa deve ter os resultados esperados bem definidos. É claro que existe uma margem de resultados aceitáveis, porém, deve-se ter sempre em mente um objetivo ideal para que se possa buscá-lo com afinco.  Isso ajudará a manter a motivação e atingir a sua meta.

  1. Seus planos estão de acordo com seus valores e sonhos?

Quando um objetivo realmente condiz com seus planos para o futuro, você sente-se feliz em buscá-los, por mais difíceis que sejam. É essa a motivação que o fará ter energia para atuar em nome do seu plano, mesmo que seja preciso certa dose de sacrifício. Lembre-se de ser fiel ao que realmente importa para você e aos seus valores. Apesar de ser importante estar aberto às opiniões das pessoas à sua volta (família, amigos, colegas de trabalho), é preciso determinar um filtro para não se deixar influenciar de modo a prejudicar sua determinação.

  1. Você está disposto a mudar?

É bastante comum resistirmos às mudanças, sobretudo às que dizem respeito a nós mesmos. No entanto, fazer uma autoanálise honesta é essencial para alterar comportamentos que podem ser prejudiciais ao atingimento de nossas metas. Trata-se de um exercício constante de humildade e reflexão que não terá (e nem deverá ter) fim. A auto avaliação é sempre um ponto a nosso favor. Não tenha medo de mudar de ideia.  Alterar comportamentos pode ser essencial para progredir. Se você tem dificuldade em identificar comportamentos prejudiciais, procure se espelhar em (ou mesmo consultar) pessoas que alcançaram objetivos parecidos com os seus.

  1. Você sente satisfação ao executar até as tarefas mais cansativas?

O prazer em realizar os passos necessários (mesmo que maçantes) é um sinal de que você está no caminho certo. Por mais que algumas das etapas do processo sejam cansativas, ao final, você estará feliz em ter avançado em cada uma delas rumo aos seu objetivo. Outro bom sinal é não se deixar intimidar por um processo complexo ou etapas mecânicas e desagradáveis. A mesma objetividade vale para o esforço dedicado a cada etapa do processo. É importante manter um monitoramento constante de todo o processo. Se alguma etapa não está indo bem, vale o reajuste das estratégias. Dessa forma, você poderá se planejar para ser o mais eficiente possível.

  1. Você está disposto a aprender e se atualizar?

Ao se propor um novo objetivo profissional, é preciso ser realista e estar certo de sua viabilidade mercadológica. Feita essa análise, é hora de buscar as competências  necessárias para sua meta. É impossível evoluir profissionalmente sem o contínuo investimento em desenvolvimento. Isso inclui formação teórica, experiência e atualização. Procure cursos de especialização, treinamentos, pós-graduações, tudo o que for necessário para colocar seus conhecimentos em consonância com o que é exigido do profissional. É importante também trocar experiências com outros profissionais da área, além da vivência profissional.

Leia também: 5 hábitos produtivos para se tornar um profissional bem-sucedido

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.