Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Coaching em Enfermagem: como essa pós pode te ajudar na carreira

30 de julho de 2019

Compartilhe esta notícia:

Certamente você já ouviu falar do termo Coaching, não é mesmo? Esse profissional está cada dia mais presente no mercado, já que ele é uma espécie de conselheiro nas mais diversas áreas de atuação, guiando pessoas em direção ao sucesso.

Mas também essa é uma área que tem sido bastante procurada por aqueles que desejam ter uma qualificação para poder atuar como coach.

Pois bem, você deve estar se perguntando se esse profissional também possui oportunidades de atuação na área de Enfermagem, certo?

Temos uma excelente resposta para você, falaremos mais adiante sobre a carreira e qual caminho você deve percorrer para se tornar um Coach em Enfermagem.  Continue a leitura conosco!

 

O que é e o que faz o coaching?

Derivada da língua inglesa, o termo diz respeito a um processo de desenvolvimento profissional e pessoal com ajuda de um especialista.

Nesse processo, o profissional usa técnicas e instrumentos necessários aplicados à cada caso para que seu cliente obtenha sucesso nos objetivos traçados.

Nesse sentido, o cliente será orientado pelo coach como alcançar o que foi determinado, por meio de planejamento, produtividade, disciplina e, entre outras metodologias.

Vale lembrar que, os bons profissionais buscam consolidar suas ferramentas em uma base científica e sólida. Por isso, uma especialização se faz necessária para que o profissional esteja adequadamente apto para atuar como coach.

 

Afinal, o que faz um  Coaching em Enfermagem?

O Coaching em Enfermagem é aquele profissional graduado em enfermagem que atua no desenvolvimento de competências e habilidades importantes, tais como: comunicação assertiva, capacidade de escuta, relacionamento interpessoal, negociação, flexibilidade, gestão da mudança, gestão da equipe, habilidade de feedback, gestão do tempo com melhor produtividade, inovação e criatividade.

 

Quem pode atuar como Coaching em Enfermagem?

Enfermeiros de qualquer especialidade que, através da autoliderança e ferramentas de coaching, almejam potencializar sua performance e maximizar os resultados em sua vida e carreira.

Recentemente, o Conselho Federal de Enfermagem – Cofen aprovou em plenário a Resolução Cofen nº 581/2018, reconhecendo o título de especialização ao curso de Pós-Graduação lato sensu em Coaching em Enfermagem.

A decisão foi tomada após solicitação de instituição de ensino e de profissionais atuantes na área, que sugeriram o reconhecimento da especialidade.

 

Como se formar na área com uma pós-graduação?

Pronto! Agora que você já sabe o que faz um coach, deve estar se perguntando o que é preciso para se tornar um, não é mesmo? Saiba que, se você realmente quiser atuar como um profissional que o mercado respeita, terá de investir na sua carreira.

Isso porque somente com um curso de especialização dará o prestígio que deseja, afinal, quem não quer ser reconhecido pelo o que faz?

Portanto, a Pós-Graduação EAD em Coaching em Enfermagem é o caminho ideal para você.  A boa notícia é que, aqui no wPós, temos o que você precisa para acelerar a carreira, contando com as vantagens da educação a distância.

 

O que é visto durante essa Pós-Graduação?

Um curso de Pós-Graduação precisa ter no mínimo 360 horas/aula, o que dá em média 9 meses de curso. Abaixo tem uma lista de algumas matérias que você poderá encontrar nesses cursos:

  •         Coaching e Design Thinking como Modelos de Inovação em Saúde     
  •         Coaching e Liderança na Enfermagem – Autodesenvolvimento e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance
  •         Comunicação e Inteligência Emocional no Desenvolvimento de Equipes (Autoconhecimento, Relacionamento Interpessoal, Tomada de Decisão, Feedback)
  •         Desenvolvimento Profissional  
  •         Gestão da Mudança – Como ser um Agente de Mudança         
  •         Planejamento e Ação – Ferramentas de Coaching        
  •         Produtividade e Organização – Gestão do Tempo        
  •         Programação Neurolinguística para Enfermagem

 

Como escolher uma instituição ideal?

Assim como escolher um curso que te dará as qualificações necessárias para que a sua atuação seja traçada rumo ao sucesso, é a escolha pela instituição de ensino. Por isso, escolher uma instituição que é reconhecida e autorizada pelo MEC é primeiro passo.

 

Por que escolher o wPós?

O wPós, o programa de Pós-Graduação da Faculdade Unyleya, é pioneiro na oferta do curso de Coaching em Enfermagem, o que proporciona aos nossos alunos todo o conhecimento teórico somado ao desenvolvimento profissional prático com uma metodologia de qualidade.

Isso sem contar que, a Faculdade Unyleya possui uma parceria com Escola de Coaching de Brasília para que os alunos possam sair com duas certificações ao final do curso: Professional Life Coaching e Professional Executive Coaching.

 

Como funciona a metodologia de ensino do wPós?

Todos os cursos são 100% online e apenas um encontro presencial acontece no final do curso para realização de prova. Não há exigência de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso.

O tutor/professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada.

As interações assíncronas entre tutor/professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas.

 

Os cursos de Pós EAD do wPós são autorizados pelo MEC?

Os cursos fazem parte do programa wPós da Faculdade Unyleya que é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016, para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu a distância em todo o território nacional.

Jill Wagner Glasses GIF by Hallmark Movies & Mysteries - Find & Share on GIPHY

 

Bom, até aqui você pôde perceber que se tornar um coach é trabalhar para estimular o potencial das pessoas e que para isso é necessária uma formação, portanto, não perca mais tempo e comece a investir na sua carreira agora mesmo.

Ah! Não deixe de compartilhar o post agora mesmo com seus amigos nas redes sociais! 😉

Leia também: A missão de escolher uma carreira

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.