Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como dar uma guinada na vida profissional

14 de maio de 2018

Compartilhe esta notícia:

Em determinado momento da vida é comum se questionar em qual posição da carreira você se encontra e se está onde gostaria. Eu mereço o cargo que ocupo? Será que eu devo continuar no mesmo emprego? Sinto-me feliz com minha atividade? Tais perguntas são inevitáveis ao longo da sua trajetória e a vontade de dar uma guinada na vida profissional só aumenta.

Bom, caso você tenha respondido não para a maioria, chegou a hora de arregaçar as mangas e começar a agir. Afinal de contas, é da sua carreira que estamos falando, certo?!

Mudanças sempre são bem-vindas, no entanto, mude com uma estratégia já estabelecida e com metas a serem superadas. Caso contrário, continuará na mesma condição de insatisfação profissional e, consequentemente, pessoal.

Para te auxiliar nessa tarefa, organizamos algumas dicas que podem ajudar você a virar o jogo e alcançar o tão esperado sucesso na vida profissional. Vamos ver!

 

Pense bem antes de mudar de carreira

Antes de tudo, é importantíssimo ter certeza dos seus objetivos e que deseja de fato mudar de carreira e, até mesmo, de emprego.

Essa é uma decisão que vai ter um grande impacto na sua vida, principalmente, do ponto de vista financeiro.  O anseio de trocar de carreira requer planejamento, não é algo que você pode decidir da noite para o dia, portanto, pense muito bem e só dê o próximo passo quando se sentir seguro.

Afinal, você não quer dar um passo em falso e colocar tudo a perder, não é mesmo?

 

Coloque na balança sua decisão

O próximo passo é colocar na balança todos as vantagens e desvantagens e pesá-las de forma bem reacional.

Não adianta desejar muito mudar de emprego ou de carreira se o caminho escolhido tiver mais desvantagens que o cargo atual. Por isso, coloque no papel uma lista de prós e contras e enumere-os conforme suas prioridades.

 

Sinta-se seguro com o próximo passo

Após colocar na balança, tenha segurança do qual tipo de transformação deseja fazer, isto é, se quer fazer uma graduação, ou quem sabe a segunda graduação.

Caso já atue em determinado segmento, saiba identificar a necessidade de se especializar. Ou ainda quem sabe, seguir carreira no serviço público.

Para dar uma guinada na carreira é necessário ter certeza para qual direção ir, não se afobe, seja cauteloso nessa escolha.

 

Faça um plano de ação

Como já mencionado acima, é essencial que você faça um plano para que essa mudança aconteça. Não basta passar por todas as etapas anteriores e chegar aqui não tiver um plano de ação para colocar tudo isso em prática.

Estabeleça metas para conseguir atingir o seu objetivo, dessa forma ficará menos complicado passar por essa transição na carreira.

 

Hora de agir

Com um plano de ação já construído, é hora de coloca-lo em prática. No entanto, para que tudo ocorra como planejado, não se esqueça de ter uma reserva financeira e, também, planejamento financeiro para tal.

Tenha certeza de que tem todos os recursos necessários para conseguir inserir na sua rotina novos saberes. Quando falamos em recursos, isso inclui todos os possíveis: dinheiro e tempo.

 

Novos desafios

Começar um novo curso ou até mesmo voltar a estudar nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, seja realista e identifique tudo aquilo que você vai precisar para desenvolver uma nova habilidade na área escolhida.

Mapeie as suas dificuldades e desafie-se diariamente a vencê-las uma a uma, não importa quanto tempo vai levar, o importante é ser persistente e mante-se focado no seu sucesso profissional.

 

Determine prazos

Assim como tudo na vida, tudo tem seu tempo para que as coisas aconteçam, isso também vale para essa transição profissional. Não se sabote com as expectativas, determine um prazo para que a transição aconteça.

Dessa forma, o ajudará a não se perder durante o caminho e, muito menos, deixar as prioridades de lado.

Agora que você já sabe quais passos seguir antes de dar uma guinada na carreira, então, coloque nossas dicas em prática e dê um passo a frente na sua vida profissional.

 

Leia também: Como se preparar para mudar de emprego?

 

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.