Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como definir quanto tempo devo dedicar à minha pós?

23 de agosto de 2017

Compartilhe esta notícia:

Um dos questionamentos mais importantes antes de se iniciar uma pós-graduação diz respeito ao número de horas que se deve dedicar aos estudos. O tempo de estudo – um cálculo que varia de estudante para estudante e de uma matéria para outra – está diretamente ligado ao seu desempenho no curso e à sua qualidade de vida. Afinal, existem mais atividades cotidianas – como o trabalho, a família etc. – que ocupam boa parte do tempo. Mas não há razão para pânico. Descubra a seguir algumas dicas úteis para fazer o melhor uso possível do seu tempo de estudos. Vamos lá?

Quanto tempo devo dedicar aos estudos?

O tempo que você deve passar estudando depende de uma série de fatores: seus hábitos de estudo, seus objetivos, sua dificuldade com cada matéria etc. Como regra geral, a maioria dos professores sugere que os estudantes dediquem cerca de duas horas de revisão para cada hora de aula ou leitura indicada pelo tutor. Para muitos alunos, isso pode parecer tempo demais, mas se você se organizar, seu estudo se tornará mais produtivo.

Posso estar estudando demais?

Alguns estudantes pensam que se estudarem excessivamente, ficarão mais preparados. Ledo engano. As longas sessões de estudo muitas vezes se tornam cansativas, o que faz com que sua mente comece a ficar dispersiva. Claro que isso diminui drasticamente seu aprendizado.  Por isso, você deve procurar descobrir quanto tempo você consegue se concentrar efetivamente em cada assunto para que possa planejar sessões de estudo com mais foco.

Além de avaliar sua capacidade de se concentrar em determinadas tarefas, você precisará aprender a equilibrar seu trabalho e sua vida pessoal com seu curso de pós-graduação. Você será mais bem-sucedido em médio e longo prazo se atingir um equilíbrio saudável que leva em consideração todos os aspectos da sua vida.

 

DICA EXTRA: Nos estudos, qualidade vale mais que quantidade…

Você pode reduzir drasticamente o tempo de estudo ao estudar nos momentos certos. Permita-se meia hora antes de fazer seu login na plataforma de aprendizagem para rever suas anotações, conteúdos baixados e revisar a matéria vista até o momento. Então, após terminar sua sessão na plataforma, reserve mais meia hora para examinar o que acabou de aprender. Acredite, isso vai tornar seu estudo mais eficiente, você aprenderá mais rápido e, por consequência, poderá reduzir as horas do seu cronograma de estudo semanal. Outra boa dica é reservar um momento da semana para rever todas as anotações e leituras indicadas pelo seu tutor. Essa prática não deverá tomar mais que duas horas por semana, desde que você estude com atenção e foco.  Lembre-se, no entanto, que se sua prova final está chegando, esse tempo de estudo deverá ser maior.

VEJA TAMBÉM: 8 técnicas de concentração para estudar melhor (e não esquecer!)

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.