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Como diminuir o estresse no trabalho

28 de agosto de 2015

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478904385Um dos assuntos que mais ouvimos falar dentro do ambiente corporativo é o estresse. Esse é, de fato, um dos maiores causadores de danos à saúde, tanto física quanto mental, dos funcionários dentro das empresas. O conjunto de situações ou condições, como excesso de trabalho, ambiente hostil, pouca cooperação, falta de tempo e necessidade de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo, são alguns dos geradores de fatores estressantes.

O estresse costuma agir de forma discreta e silenciosa, o que dificulta seu diagnóstico precoce. Porém há alguns sintomas que os profissionais podem ficar atentos como: dores de cabeça, cansaço constante, desmotivação, depressão, tensão muscular, pressão alta, dores no estômago ou gastrite.

Não existe, de fato, uma solução única para resolver o problema, pois as pessoas reagem biológica e psicologicamente de formas distintas. Cada contexto requer análise de um profissional específico da área para indicar o tratamento mais adequado, mas a mudança de atitudes no dia-a-dia e no estilo de vida, permitem uma forma melhor de lidar com essa situação.

Confira algumas das dicas preparadas pela AVM Faculdade Integrada e saiba como você pode lidar com o estresse ou até mesmo evita-lo no ambiente de trabalho.

 

  1. Entenda o motivo do estresse

Como o estresse pode derivar de várias causas, o primeiro passo é identificar de onde e por quais motivos ele surge. Para assim, poder tomar as medidas cabíveis. Que podem ser tanto uma troca de horário, um planejamento mais eficiente, ou até mesmo mudança de emprego.

Existem situações sob as quais não possuímos controle, por exemplo, sobre o comportamento do outro. A partir disso, o profissional pode decidir se deve conviver ou não com a situação, afinal, não temos o poder de controlar o comportamento de ninguém além do nosso.

 

  1. Cuide da sua saúde

Profissionais que adotam um estilo de vida mais saudável, tendem a se recuperar melhor das situações estressantes do cotidiano. Medidas simples como prezar por uma boa noite de sono, aderir uma alimentação adequada, evitando exageros, e praticar atividade física fazem toda a diferença.

 

  1. Faça uma pausa

Movimente-se! Trabalhar durante 8 horas ou mais sem fazer alguma pausa não é saudável, é contraprodutivo e é a melhor maneira de entrar em um esgotamento mental que não será benéfico nem para você e nem para a sua carreira. Por isso, pequenas pausas a cada 2 horas de expediente, ajudam na melhora do rendimento do trabalho, da convivência entre os colegas, sobretudo na melhoria de condições para continuar o dia a dia de trabalho. Evitando situações estressantes devido à pressão do dia-a-dia ou alto nível de ansiedade.

 

  1. Respeite o seu ritmo

Estabeleça metas alcançáveis para si mesmo, para não se sentir frustrado caso não consiga cumprir com algum objetivo. Aprenda a identificar os sinais de alerta emitidos pelo corpo e a respeitar os próprios limites. É importante entender a hora de descansar e, paralelamente a isso adotar hábitos mais saudáveis, que ajudam tanto na hora de prevenir o estresse como na melhora da qualidade de vida.

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