Fale com um consultor

Como é construído o TCC de uma Pós-Graduação EAD?

30 de janeiro de 2018

Todo curso de Pós-Graduação que seja devidamente autorizado pelo MEC – Ministério da Educação deve, obrigatoriamente, ter uma prova presencial e a defesa do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso também presencial.

Isso parece questionável quando se fala de um curso a distância, principalmente pela falsa ideia de que cursos a distância são mais “fáceis”. Mas, atenção, se encontrar algum curso que fuja dessas regras, ele certamente não é autorizado pelo MEC e, portanto, não tem validade no mercado de trabalho.

Diante destas exigências, confira como se dá o processo de construção de um TCC no Wpós:

  1. Metodologia

A primeira disciplina de qualquer curso escolhido será “Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica” para que o aluno já tenha a oportunidade de pensar em seu tema e estruturá-lo desde o início.

Nesta disciplina, o aluno terá acesso às normas técnicas, conceitos e fundamentos teóricos em Metodologia Científica, o planejamento da pesquisa acadêmica, estrutura, desenvolvimento e forma de apresentação de trabalhos acadêmicos. Vale lembrar que o processo e as regras são as mesmas vivenciadas na Graduação, incluindo as tão famosas e temidas regras da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, por exemplo.

Dica: Uma vez que a discipline se encerre, o aluno comprometido com o seu tema deve manter as pesquisas em dia a fim de não acumular tudo para o fim do curso. Crie uma pasta em seu computador com links, textos, referências e alimente-a semanalmente. Ainda, se possível, escreva sempre um resumo das suas atualizações. Todo este material será um grande avanço para a elaboração do seu TCC.

  1. Enfim, o TCC

A disciplina TCC é liberada junto com a última disciplina do curso e o aluno tem o prazo de 90 dias para concluí-lo.

O processo de construção de TCC estará estruturado dentro da Plataforma Virtual e o aluno terá um prazo para o envio de cada etapa. Qualquer dúvida no caminho poderá ser tirada dentro da plataforma com o tutor-orientador do TCC.

No caso da EAD, o tutor-orientador não é escolhido, mas indicado pela Faculdade conforme as competências exigidas.

A entrega final é feita via plataforma virtual e caberá ao tutor-orientador a aprovação do seu trabalho dentro de tudo o que foi orientado. Nesse momento, o aluno ainda não vê a sua nota, apenas vê se está autorizado para realizar a prova final e a defesa presencial do seu TCC.

A defesa presencial é feita juntamente com a prova presencial, por meio de um questionário com algumas perguntas sobre o trabalho apresentado. Esse é o momento de validar o seu TCC, comprovando junto à instituição que é mesmo o aluno quem realizou o trabalho e quem possui todo o conhecimento apresentado anteriormente de forma escrita.

Cumpridas todas as etapas com sucesso, basta aguardar o seu certificado e usufruir de todas as oportunidades que o mercado de trabalho oferece a grandes especialistas 😊

Preparado(a) para iniciar a sua Pós?

 

LEIA TAMBÉM:

 Afinal, como escolher um bom tema para o TCC?

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.

New Call-to-action

Nossos App

Siga o Wpós nas redes sociais