Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como escolher a Pós-Graduação ideal para a minha carreira?

24 de dezembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

Investir em educação é uma passo importante para o profissional que deseja se manter atualizado e competitivo no mercado de trabalho. Por meio da especialização, além de se qualificar para desenvolver o seu trabalho, o profissional pode começar a construir o seu networking, ferramenta hoje que é essencial para a evolução de qualquer profissional.

Opções não faltam para quem está buscando especialização. O profissional pode optar por MBA, Mestrado, Doutorado ou especialização lato-sensu. Entretanto, boa parte desses profissionais ficam na dúvida de qual pós-graduação é a mais indicada para a sua carreira. Se a escolha da pós não for feita com cuidado, o profissional corre um alto risco de perder tempo ou acabar se afastando da sua área de atuação.

[tweetable alt=””]Acertar na escolha da pós-graduação depende principalmente da clareza dos seus objetivos profissionais[/tweetable]. Se você deseja atuar na área acadêmica o mais recomendado é procurar cursos como Mestrado/Doutorado. Mas, se a sua ideia é continuar no mercado, então o MBA ou cursos lato-sensu são os mais indicados.

É claro que não existem regras absolutas, nada impede que um profissional que pretende seguir carreira no mercado possa cursar um Doutorado, inclusive por ser mais raro encontrar profissionais com especialização stricto-sensu, acabam rendendo melhores salários.

A pós-graduação ideal é justamente aquela que complementa a visão generalista do profissional, com os conhecimentos técnicos da área em que ele pretende atuar. Por exemplo, uma pessoa formada em Administração, mas que pretende atuar na área financeira deve buscar uma especialização que reforce a sua formação técnica e se aprofunde na área de finanças.

Hora certa

Outro ponto a ser avaliado é o momento certo de iniciar a especialização. Especialistas na área recomendam começar pelas especializações lato-sensu antes de partir para os programas mais aprofundados como mestrado e doutorado. Nesse meio tempo, o profissional consegue aplicar o que está aprendendo na pós-graduação, e entender em que área do mercado atuará melhor. Mas se o profissional já possui foco nas áreas de ensino e pesquisa, o ideal é que ele já parta para um mestrado após concluir a graduação.

Ensino a distância

No Brasil, o certificado de conclusão de um curso de pós-graduação a distância tem o mesmo valor de um curso presencial. E é uma excelente opção de obter uma especialização para quem necessita de flexibilidade na rotina ou que não pode se descolar até uma instituição de ensino.

Ainda sim, nas duas modalidades de ensino, o curso precisa ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Antes de iniciar seus estudos, o primeiro critério a ser levado em conta é verificar se a instituição escolhida é credenciada pelo MEC para a oferta de cursos à distância.

Se a instituição escolhida não for credenciada, certamente o certificado não terá nenhuma validade perante o mercado de trabalho. Você não terá o direito de exercer sua especialização ou assumir um cargo. Um certificado que não é reconhecido pelo MEC, também não garante pontos na prova de títulos de um cargo público Por isso, fique atento na hora de escolher a instituição de ensino para cursar a sua especialização.

 

Leia mais: Dicas da neurociência para melhorar a sua concentração

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.