Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como ganhar ou recuperar a confiança do seu chefe

7 de outubro de 2015

Compartilhe esta notícia:

Blog-11-01-13Perder a credibilidade do chefe pode ser devastador para a carreira de qualquer profissional. Sem confiança, você dificilmente receberá novos projetos, aumento ou até mesmo promoções no futuro.

Então o que é necessário para construir e preservar uma relação de confiança com seu gestor? Confira as dicas preparadas pela AVM Faculdade Integrada.

Como ganhar a confiança

Para conquistar a confiança do seu chefe é fundamental que você seja [tweetable alt=””]a pessoa certa na hora certa[/tweetable]. Profissionais que demonstram competência e proatividade, não somente desempenhando aquilo que é esperado, mas indo além do que é exigido, expondo ideias ou até mesmo ajudando colegas em determinadas situações, conquistam credibilidade com mais facilidade. Não seja o tipo de profissional que precisa ser cobrado o tempo todo para realizar as tarefas designadas.

É necessário ter em mente que adquirir confiança, tanto do gestor como de qualquer outra pessoa exige tempo, pode demorar até mesmo anos, por isso tenha paciência. Uma relação de credibilidade não se constrói de um dia para o outro e sim a partir da convivência. Por isso manter um comportamento constante e atender as expectativas que aos poucos são formadas ao seu respeito é importante para estabelecer uma relação de confiança entre líder e liderado.

Como perder

Ao mesmo tempo em que adquirir a confiança do seu chefe pode demorar anos, destruí-la pode ser uma questão de segundos. De acordo com especialistas, a forma mais comum de perder a confiança acontece quando um funcionário frustra as expectativas sobre a sua capacidade técnica: esquecendo ou atrasando atividades, não cumprindo o horário estabelecido, ou até mesmo entregando tarefas com uma qualidade inferior do que o de costume.

Algumas vezes essa confiança perdida acontece por problemas de relacionamento, que é o caso mais grave. Se envolver em fofocas, intrigas, mentiras ou demonstrar deslealdade ao gestor podem causar danos irreversíveis.

Como recuperar

Após essa quebra de expectativas, o mais recomendado, por especialistas, é refletir sobre o ocorrido, a postura adotada, e chamar o chefe para uma conversa pessoal. Logo no início, ao expor a situação, procure apenas escutar o que seu gestor tem a lhe falar. Ouça com humildade e sem rebater. Apresente um plano de ação, informando ao seu chefe que medidas você pretende tomar para reverter o problema.

Finalmente, procure redobrar os cuidados a respeito da sua conduta. Provavelmente você não terá uma segunda chance.

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.