Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como manter a produtividade no final do ano

1 de dezembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

É comum que, com a proximidade das festas de fim de ano, a produtividade no trabalho enfrente uma desaceleração.  No entanto, é importante tomar cuidado para não deixar o ritmo cair tanto a ponto de prejudicar o resultado final. Vale lembrar que, mesmo que o ano esteja chegando ao fim, ainda existe uma grande quantidade de tarefas a serem feitas e decisões para serem tomadas.

Pensando em te ajudar a manter a produtividade, reunimos algumas dicas para encontrar o equilíbrio necessário entre as comemorações de fim de ano e as tarefas pendentes. Confira!

 

  • Não tente realizar muitas tarefas ao mesmo tempo

A maior causa da perda da produtividade no fim de ano é a cobrança para realizar muitas tarefas em pouco tempo. Isso resulta em estresse ou, até mesmo, doenças que são desencadeadas por conta dessa situação.  O ideal é fazer um planejamento para deixar uma ou duas tardes livres, apenas para realizar as tarefas menos complexas.

  • Faça uma lista de tarefas de acordo com a prioridade

Planejamento é necessário durante todos os dias do ano, mas quando nos aproximamos do fim, ele se torna imprescindível. Organize uma lista com tarefas não urgentes e que são atemporais, como organizar a mesa e a papelada do escritório. Assim, quando você se sentir cansado e com menos energia pode começar por elas. Jamais tente realizar um trabalho extremamente difícil quando não se sentir bem e disposto para fazê-lo. Isso só irá te deixar mais estressado.

  • Realize seu trabalho de forma responsável

Não deixe nada importante para depois. Quanto antes você fizer o que deve, melhor será. Procure fazer seu trabalho de acordo com o planejamento e de maneira responsável, assim poderá aproveitar antes e depois das festas.

  • Aprenda a dizer não

Quando alguém lhe pedir para fazer um favor, pense bem antes de aceitar para não acabar se sobrecarregando. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia revelou que quanto mais dificuldade você tem em dizer ‘’não’’, maior a sua tendência a se tornar uma pessoa estressada.

Não há problema algum em dizer ‘’não’’ algumas vezes, é até saudável. Quando não puder realizar alguma tarefa ou favor, não ceda à pressão dos colegas. Lembre-se que você não pode abraçar o mundo com as próprias mãos. Muitas vezes acabamos esquecendo que somos apenas pessoas e precisamos de descanso, e pausas durante o dia-a-dia.

  • Deixe tudo organizado para o dia seguinte

Outro ponto essencial: reserve um tempo ao final do expediente para organizar e planejar o dia seguinte. Ao adotar esse hábito, será mais fácil visualizar tudo o que foi feito durante o dia e o que será necessário produzir no próximo–  Evitando assim a procrastinação no início do expediente. Afinal, você já tem em mente o que precisa fazer. Leva apenas alguns minutinhos e é um ótimo jeito de terminar o dia.

Veja também: Dinheiro x Felicidade

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.