Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como manter o foco nos estudos em período de férias

5 de janeiro de 2018

Compartilhe esta notícia:

Estamos na primeira semana de janeiro e para muitos isso significa férias! Mas, para outros, os estudos não param ou, pelo menos, não deveriam parar.

O que fazer se a família e amigos estão de férias, mas você precisa manter o foco nos estudos?

Fale abertamente sobre os seus objetivos

Quando compartilhamos com outras pessoas os nossos objetivos criamos testemunhas para vê-los se realizarem ou não. É a parte que uma “cobrança social” faz bem já que a tendência é que, a partir daí, você queira cumprir com a sua palavra. Então, fale que você poderá se ausentar um tempo porque está focando nos seus objetivos profissionais, apresente os caminhos e o porquê de tê-los escolhido. Deixa as pessoas se envolverem e sonharem junto com você. Essa corrente do bem irá te fazer mais corajoso para seguir com o foco.

Peça apoio

Principalmente quando se fala da família. Se você tem filhos, complica ainda mais. Tempo de férias das crianças, ou seja, mais tempo delas em casa e cobranças por entretenimento. Se você pode contar com um(a) parceiro(a) converse sobre as possibilidades de você se dedicar por determinado tempo diário aos seus objetivos profissionais e que podem influenciar diretamente nas finanças de toda família. Converse com os seus filhos também, para que eles entendam e possam se envolver no seu sonho junto.

Tenha equilíbrio

Não precisa se ausentar completamente de tudo também. Este é um período em que muitos amigos surgem marcando encontros, a família está aproveitando junto e até propondo viagens. Tenha o seu calendário de forma organizada que você saberá manobrar tudo. E, claro, algumas responsabilidades não podem ser completamente deixadas de lado. Tenha o discernimento e, principalmente, aproveite com intensidade cada situação a que você se permite.

Faça um calendário

Como dito acima, tudo que é escrito tem o potencial de ganhar mais força. E, é provável que, escrevendo todos os seus compromissos, acadêmicos ou não, profissionais ou particulares, você perceba que, na verdade, há muito tempo sendo mal utilizado no seu dia a dia. Administre isso e cumpra com todos os deveres impostos a rigor. Crie um compromisso com o seu próprio calendário, já prevendo os espaços de descanso e entretenimento.

Se for um caso que exija um intensivo, como uma prova de concurso que se aproxima, aí sim, reforce aquele pedido de apoio a quem puder e crie um calendário 100% voltado para a sua prova. Mas, tenha em mente que tempo não é qualidade. Certifique-se de que está estudando com o devido aproveitamento.

 

LEIA TAMBÉM: 

7 técnicas de estudo que funcionam até para quem não tem o hábito

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.