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Como me reprogramar para o sucesso em 30 dias?

3 de junho de 2019

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Estamos prestes a acabar o primeiro semestre e é comum que as pessoas já comecem a fazer o balanço do que foi alcançado. Acontece que, para muitos, na correria do dia a dia, pouco ou quase nada foi feito para avançar em seus objetivos.

É quando bate aquela angústia que vem junto dos questionamentos: como posso avançar nos meus sonhos em meio a esse turbilhão que chamamos de “vida moderna”? Como posso me reprogramar para dar conta de tudo e ainda dar andamento aos meus planos?

A boa notícia é que, mesmo em meio a tantas vicissitudes, o poder de mudar as situações ainda está mais dentro de você do que em qualquer outro lugar.

Para ajudar nessa tarefa de reflexão e auto-organização, trazemos hoje um cronograma de 4 semanas para promover o autodesenvolvimento. Vamos tentar?

 

Semana 1

Defina suas intenções e as ponha no papel

Durante esta primeira semana de sua nova vida, tente levantar meia hora mais cedo todos os dias. Escreva entre 1 e 3 páginas todas as manhãs.

Ponha no papel tudo o que vier à sua mente. Mesmo se o que você pensar for “isso é bobagem, estou cansado, não quero fazer isso”. Anote.

Esse exercício tem um motivo: Colocando no papel todos os seus pensamentos, você os elimina pelo resto do dia e não precisa perder tempo pensando nessas coisas novamente.

No começo, pode parecer inútil e até mesmo monótono, mas, com o tempo, você começará a entender melhor o que está e o que não está funcionando na sua vida.

Utilize esse momento diário, de preferência já no início da semana, para definir o que você gostaria de mudar, ou considere algumas atividades novas que você gostaria de começar.

Tente ter clareza sobre o que você quer da vida e registre essas ideias em suas anotações. Você pode se surpreender com tudo que o simples ato de colocar as coisas no papel pode fazer para que as suas ideias se concretizem.

Tente ficar longe de dispositivos eletrônicos no início da manhã. Evite verificar o seu telefone logo ao acordar. Nesse momento do dia, o máximo que você pode querer do seu celular é o despertador.

 

Semana 2

Limpe seu espaço, sua mente e sua dieta

A segunda semana de mudança é o momento da limpeza. Organize-se, classifique suas coisas, limpe seu armário e livre-se do desnecessário. É hora de fazer de seu espaço o mais funcional possível. Ter um ambiente limpo e harmônico irá ajudar você a se sentir menos ansioso.

Aproveite para fazer uma lista de tarefas cotidianas (organizar as contas, comprar mantimentos, lavar as roupas…) e tente realizar ao menos uma dessas tarefas por dia.

Isso também ajuda a organizar a sua cabeça. Se surgir algo que você pode fazer imediatamente, basta fazê-lo: tirar o lixo, regar as plantas, responder determinado e-mail etc. O que for possível, faça imediatamente. Isso irá levar você ao hábito não postergar.

Tente cortar completamente os alimentos processados. Isso pode ser um pouco mais penoso para alguns, mas vale a pena.

Procure, aos poucos, substituir as guloseimas por alimentos saudáveis sempre que possível. Mantenha-se firme nesse hábito para promover, com o tempo, uma reeducação alimentar.

O ideal é procurar a orientação de um nutricionista, mas o simples fato de fazer melhores escolhas já trará enormes benefícios. Uma dica simples é tomar um copo de água logo ao acordar, antes de qualquer coisa.

À noite, ao chegar em casa, em vez de assistir TV, procure uma atividade mais produtiva. Pode ser uma caminhada, uma leitura, qualquer coisa que mantenha você longe da TV.

Isso ajudará a quebrar o hábito (ou dependência) de perder tempo inerte diante da TV e você se sentirá muito melhor.

 

Semana 3

Afaste-se de amizades e coisas que não fazem bem para você

A essa altura do campeonato, você provavelmente já tem mais clareza sobre quem você é e o que deseja. É hora de sanear as relações. Todos temos amigos ou colegas que sabemos que não nos fazem tão bem, ou que parecem nos puxar para trás. Alguns costumam até ser nossos cúmplices nos maus hábitos que queremos abandonar. Pare de fazer planos com essas pessoas.

O tempo que você passa com elas poderia estar sendo melhor empregado em seus projetos pessoais, ou mesmo, em lazer de mais qualidade. Você realmente precisa se colocar em primeiro lugar. Você só vai conseguir evoluir quando souber seu próprio valor. Para aqueles que não reconhecem isso, hora de dizer “tchau” e seguir em frente.

Você tem vícios pouco saudáveis? É provável que você tenha um vício e admitir é o primeiro passo para ser capaz de mudá-lo. Então, caso se sinta pronto, tome as providências para superar o vício. Pense no seu corpo como um templo e só se permita coisas boas.

Substitua o vício por outra coisa. Que tal trocar um mau hábito por uma atividade saudável como correr, ioga, natação etc. Uma boa dica é explorar recantos naturais.

 

Semana 4

Viva a vida que você planejou

Quais são seus objetivos de longo prazo? Quais são as ideias ou planos que você sempre teve e pensou, “um dia”? O que você pode fazer agora mesmo para se aproximar desses objetivos? Comece a fazer um plano. Você quer viajar? Comece a economizar e defina uma data.

Se você já tiver o dinheiro da passagem disponível, faça sua reserva. Você deseja se mudar de cidade? Comece a procurar um lugar e corte todos os laços que o mantenham preso.

Pare de comprar coisas e acumular mais dívidas. Procure pagar suas dívidas, pois isso irá aumentar seu sentido da liberdade. Atitudes assim vão motivar você a fazer acontecer.

Busque fazer as coisas nas quais você é bom. Assuma e neutralize riscos. Saia da zona de conforto e encare os desafios do desconhecido. Afinal, a vida começa ao final da sua zona de conforto. Seja ousado.

Diga “oi” a um estranho numa livraria, faça um novo corte de cabelo, experimente um esporte radical, enfim, enfrente seus medos! Finalmente, aprenda sobre o que desperta seu interesse.

Pode ser tocar violão, ou uma especialização. O importante é fazer algo novo sempre que possível.  Tenha em mente que você é incrível e vale a pena exercer todo o seu potencial. Além disso, você merece seu próprio amor e admiração mais do que qualquer pessoa!

 

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