Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como organizar o tempo e ter sucesso na educação a distância

24 de junho de 2019

Compartilhe esta notícia:

Para ser bem-sucedido em qualquer área da vida é recomendável que você seja, antes de tudo, organizado. E na educação a distância (EAD) a capacidade de organização é ainda mais importante, pois é o aluno quem fica a cargo de organizar seus horários de estudo, de fazer os trabalhos e as tarefas.

Tudo isso sem deixar de lado as obrigações da vida profissional e da familiar. Por isso, elencamos abaixo algumas dicas para você aproveitar ao máximo o seu curso online. Confira:

 

Vantagens da EAD

Na educação a distância, além das vantagens da comodidade, flexibilidade, recursos multimídia, há também a questão financeira.

Um curso online pode custar até 3 vezes menos do que a antiga modalidade presencial. E o certificado é exatamente o mesmo, pois o MEC não faz distinção entre as duas modalidades.

Entre tantas vantagens, um dos aspectos que mais atrai profissionais a obter novas qualificações por meio da educação a distância é o melhor aproveitamento do tempo.

Afinal é o próprio aluno quem define seus horários de acordo com a sua conveniência. Só que para usufruir plenamente dessa vantagem, é preciso saber se organizar.

 

Monte um cronograma

A primeira coisa a ser feita é elaborar um cronograma com as datas e as disciplinas. Uma boa ideia é fazer uma tabela com as matérias a serem estudadas a cada dia.

É muito importante ter disciplina para seguir esse cronograma e respeitar as datas, horários e disciplinas.

 

Evite distrações

Nada mais contraproducente do que se deixar distrair por redes sociais, jogos, bate-papos etc. Tudo isso atrapalha (e muito) a sua concentração fazendo com que você não aproveite ao máximo seu tempo de estudo.

 

Carga horária

Não adianta tentar assumir mais disciplinas do que você sera capaz de cursar de forma plena. Dedique-se totalmente às matérias do seu período.

Fazer mais disciplinas do que lhe é exigido não é uma boa ideia, pois você terá seu desempenho comprometido em todas elas.

 

Motivação

Procure distribuir os períodos dedicados a cada disciplina de forma inteligente. Por exemplo, evite estudar no mesmo dia todas as disciplinas que envolvam cálculos.

O mesmo vale para aquelas disciplinas que exigem muita leitura. Se você souber distribuir suas disciplinas de forma a estudar um pouco de cada durante o seu período de estudos, seu aprendizado será mais fácil e menos maçante.

 

Não deixe dúvidas para trás

Quando você não entender algum conteúdo, ou ficar com alguma dúvida, procure os professores ou tutores do seu curso para ajudar a esclarecer. Informe-se sobre os horários de atendimento da sua faculdade.

 

Ambiente de estudos

É muito importante estudar num ambiente apropriado, com boa iluminação e livre de distrações e ruídos. Na verdade, isso é essencial para ter uma boa concentração e aprender melhor o conteúdo.

 

Não deixe para a última hora

Cursos online dependem do acesso à internet e imprevistos (como a indisponibilidade da internet) podem acontecer a qualquer momento. Inclusive quando você precisa postar um trabalho em sua plataforma de ensino.

Além disso, com tempo de sobra, você terá mais condições de fazer um trabalho mais bem feito e conquistar uma nota melhor. Portanto, evite concluir trabalhos de última hora.

 

Pesquise além do que foi pedido pelo professor

Qualquer estudante que se leva a sério sabe que é essencial buscar mais informações para complementar o material disponibilizado pela faculdade.

Afinal, seu intuito é (ou deveria ser) o aprimoramento dos seus conhecimentos. Portanto, não se limite ao que foi indicado pelo professor.

 

Seja independente

A educação a distância exige que o aluno seja disciplinado e independente. Ter capacidade de iniciativa, sem a necessidade de um professor cobrando o seu trabalho é fundamental.

Portanto, cultive seu senso de responsabilidade para estudar e cumprir todas as tarefas previstas no curso.

 

VEJA TAMBÉM: Conhecimento de informática: o quanto você precisa ter para fazer EAD?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.