Como organizar um grupo de estudos eficaz
Fale com um consultor

Como organizar um grupo de estudos eficaz

17 de dezembro de 2018

Compartilhe esta notícia:

Trazemos hoje um guia para você formar um grupo de estudos com os amigos que fazemos em nossas vidas acadêmicas. Afinal, estudar em grupo pode ser uma estratégia bem acertada para turbinar o aprendizado.

Planejar uma sessão de estudo em grupo regularmente pode ajudar você a compreender conteúdos difíceis e melhorar seu desempenho. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que a os estudos sejam realmente eficazes. Veja a seguir um guia em 3 etapas para garantir que seu estudo em grupo seja bem-sucedido:

Etapa 1: Formando o grupo

  1. Selecionar os membros do grupo

O grupo de estudo ideal deve ter entre 3 e 4 membros e nunca mais que 5. Procure refletir sobre quem você gostaria de incluir. Leve em consideração a personalidade de seus amigos. (Por exemplo, seu amigo dispersivo que odeia estudar pode não ser uma boa escolha).

 

  1. Definir um local

Algumas boas escolhas incluem uma biblioteca pública ou da faculdade em que vocês estudam, um café ou a casa de alguém. Lembrem-se que uma casa provavelmente é o lugar mais fácil para o grupo se distrair e se afastar dos estudos.

Uma biblioteca, por outro lado exige que vocês façam silêncio, o que pode prejudicar a comunicação do grupo. Um café, por sua vez, pode custar algum dinheiro.

Leve tudo em consideração e tenha também em mente quais recursos (como internet ou acesso ao material) vocês precisam e qual lugar pode melhor acomodar as atividades do grupo.

Dica: Muitas bibliotecas dispõem de salas de estudo que permitem estudos em grupo, então vale a pena verificar essa possibilidade.

 

  1. Definir um horário regular

Marque sua sessão de estudos em um horário regular que seja conveniente para todos. Você pode usar uma plataforma online como o GatherGrid ou o Doodle para comparar os horários de todos e encontrar o horário mais adequado. Se possível, tentem ter um encontro semanal fixo. No entanto, caso necessário, vocês podem ter mais que um encontro semanal.

 

  1. Firmar um compromisso

Se você deseja que seu grupo de estudo seja eficaz, é importante que haja comprometimento por parte de todos os membros. Isso quer dizer: sem atrasos e todos prontos para estudar no horário definido.

Certifiquem-se também de que todos estejam preparados antes da hora da reunião. Se todos os seus amigos estiverem “na mesma página”, os estudos vão avançar de forma bem mais eficaz.

 

  1. Escolher um líder

É uma ótima ideia escolher um líder de grupo ou um facilitador. Esta pode ser uma pessoa específica, ou os membros podem se revezar. O líder ficará responsável por manter o grupo nos trilhos, de modo a evitar perda de tempo.

É o líder também que ficará responsável pelo agendamento da próxima reunião, o local, os materiais, enfim, toda a logística para que a sessão de estudos transcorra sem tropeços.

 

Etapa 2: Como organizar os estudos

  1. Definir o tempo da sessão de estudo

Além de definir um horário regular em acordo com todos do grupo, vocês podem começar a estruturar suas sessões de estudo, impondo um limite de tempo. Definir um limite de tempo irá ajudar ao grupo a focar as tarefas. O tempo ideal é de duas horas. Uma sessão com mais de quatro horas é muito longa e, portanto, pode ser cansativa.

 

  1. Estabelecer uma meta

A melhor maneira de tornar suas sessões de estudo produtivas é determinar o que o grupo pretende alcançar com elas. Determinar o objetivo global do seu grupo irá ajudar a manter o foco e a definir metas menores para alcançar em cada sessão.

É importante ter em mente qual o objetivo do grupo: vocês estão se preparando para uma prova específica, assimilar os conceitos básicos de determinada disciplina, ou completando uma atividade pedida pelo tutor?

Vocês desejam delinear cada capítulo ou estão tentando completar um projeto de grupo específico? Uma vez definida a meta, fica bem mais fácil traçar estratégias para alcançá-la.

 

  1. Começar com uma revisão

Dependendo do período de sua sessão, vocês poderiam começar  revisando por cerca de meia hora o que aprenderam naquela semana. Em vez de perder tempo perguntando por onde começar, a revisão proporciona um ótimo começo, e ajuda a estabelecer qual direção seguir. Além disso, isso dá a todos a oportunidade de esclarecer eventuais dúvidas.

 

  1. Planejar pausas

Vocês podem estudar de forma mais eficaz se sabem que terão de fazer uma pausa, então é uma boa ideia programar alguns intervalos na sua sessão de estudo. Afinal, qual é a diversão de estudar com amigos se você não pode conversar ao menos um pouco?

Ajuste um temporizador por 50 minutos e estude sem quebrar o foco até o temporizador disparar. Em seguida, reinicie o temporizador por 10 minutos, durante o qual os membros podem conversar, fazer um lanche ou usar o banheiro.

 

  1. Fazer um resumo ao final

É uma boa ideia usar os últimos 10 minutos para fazer uma rápida revisão do conteúdo estudado na sessão. Essa revisão pode ser também um bom momento para pensar sobre o que vocês gostariam de cobrir durante a próxima sessão.

 

Etapa 3: Experimentando estratégias de estudo

  1. Ensinar uns aos outros

Uma das maneiras mais eficazes e gratificantes de aprender é ensinar a outras pessoas. Em um grupo de estudo, você pode usar isso para beneficiar a todos! Tente atribuir capítulos a cada membro e se revezem ensinando uns aos outros. Isso beneficia tanto o “professor” quanto o grupo inteiro.

 

  1. Fazer testes

Outra grande vantagem de estudar em grupo é a possibilidade de testar os conhecimentos. Isso pode ser feito de várias maneiras. Em primeiro lugar, vocês podem simplesmente tomar a matéria uns dos outros em voz alta.

Ou diferentes membros podem criar questionários para diferentes capítulos e aplicar aos demais membros (mais uma vez, ensinar se torna ferramenta de aprendizagem).

 

  1. Trocar anotações

Três ou quatro cabeças são melhores que uma! Tente trocar as anotações feitas por cada um durante as aulas ou estudos. Cada pessoa provavelmente enfatizou um conceito diferente, apreendeu um pouco melhor um elemento da lição, ou ganhou uma pequena visão que os outros membros do grupo não tiveram.

Ao se juntar tudo isso, vocês vão proporcionar uma compreensão muito mais abrangente do conteúdo.

 

  1. Responder às perguntas uns dos outros

Sempre haverá conceitos que você não entende bem. Nesse sentido, o estudo em grupo é também uma grande oportunidade de tirar dúvidas. Identificar o que você não entende e colocar isso em uma questão para o seu grupo é um excelente exercício.

Mas, além disso, tentar responder às perguntas uns dos outros em grupo é ótimo tanto para o indivíduo quanto para os objetivos coletivos.

 

  1. Criar uma rotina

Os seres humanos são criaturas de hábitos. Portanto estabelecer algum tipo de rotina na sua sessão de estudo fará dela bem mais produtiva. Pode demorar um pouco, pois talvez seja necessário testar diferentes métodos com seu grupo para ver o que funciona para vocês.

Veja no exemplo a seguir um roteiro para a sua sessão de estudo em grupo:

  • Tentem começar com uma revisão do que aprenderam na semana e o que vocês gostariam de realizar durante esta sessão.
  • Então, cada membro do grupo deve apresentar o capítulo (ou lição) que preparou.
  • Depois disso, façam uma pausa. Vocês podem trazer lanches para compartilhar.
  • Em seguida, mudem para “perguntas e respostas”, onde cada um apresenta suas perguntas ao grupo.
  • Finalmente, elaborem um resumo do que vocês cobriram durante a sessão. (Vocês podem usar esse tempo para atribuir tarefas e atribuições para a próxima sessão).

 

 

VEJA TAMBÉM: Aprenda a acelerar seu fluxo de leitura e estudar de qualquer lugar

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.

New Call-to-action

Nosso App

Siga o Wpós nas redes sociais