Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como permanecer criativo em um ano de crise

6 de outubro de 2015

Compartilhe esta notícia:

size_960_16_9_homem-com-guarda-chuva-criseIdeias, sejam elas realmente inovadoras ou criativas, são valiosas em tempos de crise. O problema acontece quando o ambiente de estresse e desânimo, trazido pelo momento econômico, atrapalha a imaginação.

A expectativa de baixo crescimento do PIB nesse ano resulta em poucos investimentos e resultados mais modestos. Na prática, em meio ao ambiente incerto, gestores e funcionários têm medo de errar ao propor ideias ou ações mais ousadas que podem, ao final, ser a salvação do negócio.

Segundo especialistas em inovação, os profissionais não devem assumir uma postura conformista e devem aproveitar a realidade para mostrar suas habilidades de resiliência e capacidade de improvisar em tempos difíceis, para enfrentar a situação dando o seu melhor à função desempenhada.

Em tempos de crise, precisamos nos adaptar para resolver os conflitos e intercorrências com o que temos. Essa resolução deve ser feita da maneira mais eficiente e criativa possível. Pensando nisso, a AVM Faculdade Integrada preparou algumas dicas para você se manter criativo durante a crise. Confira!

  • Resista ao baixo-astral

É preciso cuidar para não se contaminar com o baixo-astral de pessoas que estão sem motivação. Melancolia é contagiosa! É claro que haverá momentos de desânimo em várias ocasiões, porém não permita que pensamentos negativos tomem conta da sua cabeça.

  • Não fique parado!

Se você perceber que sua mente começou a ficar repetitiva saia do escritório e tome um ar. É super importante fazer pausas durante o trabalho para evitar desgastes causados pelo estresse. Além de relaxar os músculos, movimentar o corpo ajuda a desconstruir um raciocínio viciado.

  • Seja flexível e busque inspiração em outros setores

Em períodos de instabilidade, que exigem alta produtividade é hora de praticar a flexibilidade no modo de agir para implantar novos métodos ou improvisar soluções. Para sobreviver no mercado, não basta ser o mais inteligente e sim se adaptar as mudanças para continuar produzindo mais e melhor. Outra dica importante é observar a prática de outros setores para se inspirar. Buscar referências fora do universo onde você está acostumado a trabalhar, pode ser um impulso precioso para a criatividade.

  • Faça novas parcerias

Lembre-se que você não precisa criar tudo sozinho. Fazer novas parcerias é importante para se manter criativo, afinal, muitas vezes a criatividade nasce do trabalho colaborativo. Procure ajuda dos seus colegas de trabalho sempre que sentir que precisa de ajuda com uma ideia, já que, duas cabeças pensam melhor do que uma.

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.