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Como a procrastinação afeta a sua saúde

10 de novembro de 2017

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Quantas vezes você pensou que deveria fazer algo e, no momento de fazê-lo, decidiu deixá-lo para o dia seguinte? Adiar obrigações, especialmente em tarefas que são tediosas ou complicadas, se tornou comum ao dia a dia de muitas pessoas. Mas, já se perguntou como isso te afeta?

Embora a procrastinação pareça uma consequência da modernidade, a verdade é que não é um novo hábito. As civilizações antigas já estavam procrastinando e vários escritos atestam isso. Na Grécia antiga, o poeta Hesíodo escreveu em torno de 800 a. C: “Não deixe a tarefa para amanhã ou para o passado, pois um trabalhador preguiçoso não enche o celeiro porque não enche o que adia a tarefa”. Enquanto isso, em Atenas do ano 400 a. C., Thucydides, um ilustre historiador e militar, advertiu que a procrastinação era a característica mais criticável de um soldado. Também o cônsul de Roma Cicero apontou a procrastinação, juntamente com a lentidão, como uma característica desprezível do cidadão. E assim por diante…

Não somos todos procrastinadores

De acordo com Joseph Ferrari, professor de psicologia na Universidade DePaul em Chicago, e um grande estudioso desse fenômeno, embora todos atrasem suas tarefas ocasionalmente, nem todos recorremos à procrastinação da mesma maneira. Com seu trabalho, descobriu que 20% das pessoas são procrastinadores crônicos, o que é considerado um problema de saúde mental. “Contar com o procrastinador crônico para fazer sua lição de casa seria como dizer uma pessoa clinicamente deprimida para ser encorajada”, diz Ferrari.

O pesquisador Ildikó Takács, da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste, classifica procrastinadores em vários grupos. Entre as diferentes figuras, identifica-se o perfeccionista, que adia a tarefa por nunca achar meios suficientes para deixá-la perfeita; o do gerador de crise, que goza de risco; o do ocupado, que, por estar participando de várias tarefas ao mesmo tempo, não completa nada; e o relaxado que, acima de tudo, evita situações de estresse ou compromisso.

Agora ou deixa para mais tarde?

Há um amplo debate científico em torno da procrastinação. Os adeptos dizem que não importa quando a tarefa está concluída, desde que seja feito. Alguns preferem trabalhar sob pressão. Há também especialistas que falam de procrastinação positiva. Para eles, os atrasos são devidos ao planejamento intencional que permite que os indivíduos tenham mais controle sobre seu tempo.

Por exemplo, o filósofo de Stanford, John Perry, autor da The Art of Procrastination, acredita que há pessoas que se beneficiam reestruturando a lista de tarefas para aqueles que realizam algo de valor para elas.

No entanto, a maioria da comunidade científica vê procrastinação como fonte de estresse, ansiedade e distúrbios do humor. Um dos primeiros estudos para conhecer seus danos foi desenvolvido pelos psicólogos Dianne M. Tice e Roy F. Baumeister. Eles avaliaram as atitudes e os resultados dos estudantes universitários durante um curso acadêmico e compararam os dados dos procrastinadores com os dos alunos mais eficientes.

No começo, eles viram que aqueles que deixaram as tarefas para o dia seguinte não sofreram estresse nem nada que possa prejudicá-los. No entanto, com a passagem do tempo, os procrastinadores não só obtiveram resultados acadêmicos mais pessimistas, mas estavam mais estressados ​​e sofreram mais doenças do que aqueles que fizeram o trabalho a tempo.

Para isso, devemos acrescentar que em trabalhos posteriores com o professor de psicologia Timothy Pychyl da Universidade de Carleton (Canadá), observou-se que os próprios procrastinadores têm sentimentos de culpa e sofrem vergonha ou ansiedade por adiar as tarefas.

Tarefas que atrasamos e não devemos

Além dos efeitos negativos que podem ter sobre a nossa saúde a longo prazo, a verdade é que muitas dessas tarefas que deixamos para mais tarde poderiam nos beneficiar diretamente.

Como é sabido, o exercício físico melhora nossa saúde. Um estudo recente da McMaster University no Canadá provou que 150 minutos de atividade por semana reduzem o risco de morte em 28%, ao mesmo tempo que diminuem a probabilidade de doença cardíaca em 25%. Mas o aspecto mais importante deste trabalho é que indica que as tarefas domésticas que geralmente negligenciamos, como aspirar ou esfregar o chão, contam como exercício físico. Mesmo andar para trabalhar, também na nossa lista de tarefas, beneficia nossos corações.

Mas ainda há mais virtudes para a saúde atribuíveis à limpeza do lar. Por exemplo, ter nossa sala arrumada nos manterá afastados da depressão e do estresse e nos farão dormir melhor. Embora não consideremos esse tipo de tarefa urgente, deixá-las para o futuro pode prejudicar gradativamente a sua saúde.

Então, pense, o que você mais deixa para amanhã que te prejudica?

TEXTO: com informações do El Español

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