Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como saber se um trabalho é o certo para mim?

21 de fevereiro de 2018

Compartilhe esta notícia:

Já se perguntou que tipo de trabalho melhor se adéqua a você? Veja no guia abaixo o passo a passo para descobrir!

Você quer fazer algo diferente, mas não sabe o que? Para muitas pessoas, o trabalho pode ser frustrante quando não há uma combinação entre habilidades, expectativas, relações pessoais e resultados.

Se você decidiu procurar um novo emprego, precisa encontrar algo que o motive e cujas suas habilidades possam ter um impacto positivo junto ao novo empregador. Não se trata de encontrar um emprego, mas o trabalho certo – ou, pelo menos, uma colocação profissional decisiva que poderá levar você  aonde gostaria de estar.

Ok, mas o que eu deveria considerar ao decidir qual tipo de trabalho seria adequado para mim?

Procure responder às seguintes perguntas:

  • Se você não gostou do seu último trabalho, foi por causa da sua função, da equipe, da organização ou do setor?
  • O que você gostou de estudar mais? (aqui valem cursos acadêmicos, eventos de treinamento ou hobbies).
  • Existem trabalhos exercidos por amigos que fascinam você? Quais? Por que?
  • O que em anúncios de vagas mais costumam atrair você? (além do salário, é claro)
  • De todos os trabalhos que você já realizou, qual foi o mais gratificante e por quê?
  • Sobre quais temas você gosta de conversar com os amigos?
  • Pense num ótimo dia de trabalho. O tipo de dia em que tudo funcionou bem. Anote o que você estava fazendo, do que mais gostou e o que conseguiu naquele dia.
  • Se todos os trabalhos pagassem o mesmo salário, que trabalho você escolheria?
  • Se você pudesse exercer o trabalho de outra pessoa por um dia, qual seria?

Veja agora algumas etapas práticas para descobrir quais tipos de trabalho seriam adequados para você

  1. Analise suas habilidades.

Observe suas habilidades, particularmente aquelas adquiridas fora do trabalho. O que você faz bem? Quais habilidades você está ansioso para usar no local de trabalho? Procure por evidências pessoais de desenvolvimento de habilidades, aprendizado e atividades de voluntariado.

  1. Elabore uma lista com seus 10 principais critérios de emprego ideal.

Desenvolva uma lista de ingredientes que formariam o seu trabalho ideal – pense em elementos-chave, como os tipos de pessoas com quem gostaria de trabalhar, os resultados que desejaria alcançar e o estilo de trabalho da organização. Em seguida, acrescente seus valores nessa “mistura” – quais  produtos ou serviços são importantes para você? Procure por empregos que combinem pelo menos seis dos 10 critérios.

  1. Concentre-se nos ingredientes do trabalho.

Não se prenda a títulos de trabalho, prefira levar em consideração certos aspectos, como habilidades, conhecimento e estilo de trabalho. Esteja aberto a sugestões criativas de seus amigos.

  1. Vasculhe a sua própria experiência.

Poucas pessoas descobrem seu trabalho ideal por  meio de testes vocacionais. Normalmente, o necessário é uma nova maneira de combinar ideias e experiências passadas. Veja o que você achou estimulante no passado – no trabalho, nos estudos ou no lazer – e mapeie isso de forma a ter mais pistas sobre o que você seria feliz fazendo.

  1. Olhe antes de “se jogar”.

Pesquise antes de começar a procurar emprego. Não confie em qualquer informação sobre os setores, descubra por si mesmo. Escolha um conjunto de ideias de trabalho e pergunte por aí até ter a chance de conversar com pessoas que já exerçam a função pretendida. Dessa forma, você realmente saberá como é o trabalho e aprenderá o que fazer para começar. Encontre pessoas que amam o que fazem e que podem dizer o que a carreira os faz sentir. Isso também aumenta sua visibilidade no mercado de trabalho.

  1. Evite pensamentos cartesianos.

Quando você ouviu pela última vez sobre um trabalho interessante, com que rapidez você achou um motivo para dizer ‘não’ para a ideia? Explore cuidadosamente as opções e não permita que os obstáculos o intimidem.

  1. Elabore a mensagem certa.

Quando você se aproxima de decidir qual é seu trabalho ideal, saiba como apresentar o que você é e o que faz em afirmações curtas e focadas. Esteja pronto para resumir suas habilidades e know-how rapidamente e diga como você pode ajudar uma organização. Decida antecipadamente quais são as mais importantes para um empregador e prepare histórias envolventes para mostrar suas habilidades.

VEJA TAMBÉM: Sua vida pessoal e profissional estão em equilíbrio? Descubra!

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.