Como se manter atualizado para o mercado de trabalho?

Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como se manter atualizado para o mercado de trabalho?

11 de janeiro de 2019

Compartilhe esta notícia:

Manter-se atualizado é essencial para um profissional que deseja segurança em seu emprego e no mercado em que atua.

Uma vez que você esteja em constante crescimento você conquista estabilidade como profissional, pelo simples fato de não ser interessante para a empresa te perder.  Trabalhadores ultrapassados são facilmente substituíveis, então compete a você criar o seu diferencial. Quer algumas dicas? Então, vamos lá!

 

Esteja sempre antenado às atualidades

É extremamente importante que você seja curioso para as coisas que acontecem pelo mundo. Pequenas notícias do dia a dia podem impactar diretamente ou indiretamente o seu negócio, os seus clientes, ou mesmo te levar a pensar em oportunidades a curto, médio, ou logo prazo.

Pense que toda informação pode ser útil, mesmo que você não perceba de imediato. E que, de qualquer forma, ao estar antenado você irá se tornar, naturalmente, uma pessoa mais interessante e com mais assunto.

 

Aproveite as oportunidades oferecidas por sua empresa

Aquele programa que a empresa utiliza e que você ainda não conhecia e nem sabia usar. Aquelas capacitações ofertadas vez ou outra. Cursos, palestras internas, convênios.

Aproveite o que for possível. Seja curioso quanto ao funcionamento de tudo o que acontece em sua empresa. Perceba a interação dos diversos setores e tudo o que faz da sua empresa diferente em oportunidades. Usufrua de tudo e não se limite apenas ao que você foi “contratado” para fazer.

 

Participe de congressos e seminários

Fique atento ao que acontece em sua cidade ou, a depender da possibilidade, no país, relativo a sua área. Eventos variados, palestras, toda oportunidade de aprendizado e troca de conhecimento é bem-vinda.

 

Fique de olho nos conteúdos diversos que a internet dispõe

Uma boa dica, por exemplo, é acompanhar as palestras do TED Talks. Você pode baixar o aplicativo em seu celular ou assistir por um computador.

O espaço fornece palestras gratuitas, de, no máximo, 18 minutos, com especialistas dos mais variados temas. É uma ótima forma de se manter sempre em contato com novos pensadores da área.

 

Envolva-se com outros profissionais da sua área

Não descuide deste contato social. Converse. Troque experiências. Divida dúvidas. Tenha curiosidade sobre outros segmentos do mesmo negócio que o seu. Compartilhe conhecimento e crie aliados. As pessoas têm que saber o que você faz e o que te faz bom no que faz.

 

Busque boas experiências profissionais

Um profissional que deseja ser atualizado deve também estar sempre de olho nas oportunidades de emprego disponíveis e ser crítico diante da sua atuação na empresa em que trabalha. O seu emprego atual deve te fazer crescer profissionalmente, deve ser aquela boa experiência sinalizada em seu currículo.

Caso não seja dessa forma, é bom avaliar se a empresa se adéqua aos seus objetivos. Ou mesmo, avaliar o seu posicionamento na empresa. As vezes a falta de perspectiva está na sua falta de atuação e de compromisso com resultados. Avalie-se.

 

Tenha um plano de carreira bem definido

Onde você está? Onde você quer chegar? Em quanto tempo? De que jeito? Essas são algumas perguntas essenciais para quem vislumbra uma carreira de sucesso. Invista tempo na produção de um plano de carreira e siga-o rumo aos seus objetivos.

 

Desenvolva sua inteligência emocional

O equilíbrio emocional é um diferencial no mercado de trabalho. Saber se relacionar, conviver, mediar conflitos, respeitar lideranças, compartilhar conhecimentos, ouvir opiniões divergentes e discuti-las produtivamente, saber separar a vida pessoal da vida profissional, se conhecer e saber valorizar o que você tem de melhor e neutralizar ao máximo os seus pontos negativos.

Tudo o que foi citado diz respeito à sua inteligência emocional. Pessoas inteligentíssimas em determinados assuntos por vezes se sabotam por não saberem gerenciar os seus sentimentos. Conheça-se!

 

Estude outros idiomas

Você nunca sabe as oportunidades que podem bater à sua porta amanhã. Agora imagine que seja aquele emprego dos sonhos, com todas as funções que você domina e possui larga experiência, no entanto, que exige como pré-requisito inglês fluente.

Acredite, vai ser revoltante dispensar essa vaga por um “simples” fatorzinho. Dedique tempo para estudar outros idiomas e estará sempre à frente das possibilidades.

 

Invista em cursos de especialização

Não só se mantenha atualizado, como se mantenha qualificado. Com cursos de Pós-Graduação você se torna especialista na área que te for conveniente. E aí vai mais uma oportunidade: você pode, inclusive, mudar de área/setor de atuação, a depender dos seus objetivos.

E pode também se especializar em vários conhecimentos, a depender de quantos cursos de Pós-Graduação fizer. Estes cursos te darão um certificado que comprovarão a sua competência para atuar como especialista de determinado assunto.

 

LEIA TAMBÉM:  Aprenda como estabelecer metas de ano novo que você pode cumprir

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.