Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

2 de março de 2018

Compartilhe esta notícia:

Com as contratações em ritmo lento, destacar-se no meio de tantos profissionais em um processo seletivo é uma tarefa desafiadora. A maior parte dos processos seletivos envolve uma série de testes para verificar qual candidato é mais adequado para determinada vaga. Saber como se portar e o que falar são fatores determinantes para você ser contratado.

Como você pode se preparar?

Saiba explicar os detalhes do seu currículo

O currículo é o principal documento durante uma entrevista e serve de base para várias perguntas, por isso, esteja atento a todos os detalhes e saiba explicar e explorar todas as informações nele contidas. Perguntas como ‘’Por que permaneceu pouco tempo no último emprego?’’ podem surgir, por isso esteja preparado para responder sobre as suas passagens profissionais.

Tenha uma postura profissional

Atenção ao vocabulário. Tome cuidado sempre com o que diz e como diz. Evite erros de português e gírias. O tom de voz também é algo avaliado, falar baixo demais significa insegurança e falta de energia assim como expressar-se em um tom muito alto remete à agressividade. Procure empregar um tom de voz firme, que passe confiança e segurança ao entrevistador. Geralmente os recrutadores buscam traçar um perfil comportamental dos candidatos durante a entrevista, e para se sair bem, mostre-se muito educado e interessado pelas funções que exercerá na companhia.

Saiba falar de si mesmo

É comum o candidato se preocupar com o currículo e referências profissionais e esquecer-se do mais importante: falar de si mesmo. Esteja preparado para falar sobre seus pontos fortes e fracos, saiba valorizar suas qualidades e principalmente argumentar como lida com seus defeitos diariamente na rotina de trabalho. Lembre-se que a entrevista é uma via de mão dupla, não tenha medo de falar, mas cuidado para não exagerar, quem deve conduzir a entrevista é o gestor. Seja objetivo nas suas respostas, mas não monossilábico.

Vista-se de forma profissional

Entenda o perfil do cargo que você pretende assumir, esse é o primeiro passo para se vestir de forma adequada para a entrevista. Não adianta você comprar um belo terno e gravata se o cargo não exige esse tipo de roupa no cotidiano, da mesma forma acontece, se você está sendo entrevistado para um cargo de direção ou gerência, onde é preciso que você se apresente com roupas mais formais do que as exigidas para outros cargos. Terno e gravata são dispensáveis em funções que não são gerenciais. Tenha sempre em mente que menos é mais.

Pense em possíveis perguntas

Quem já participou de pelo menos três entrevistas ao longo da carreira sabe bem que existem perguntas recorrentes, isso significa que você já pode se preparar anteriormente para respondê-las. Perguntas como: ‘’Onde você se imagina daqui a 5 anos?’’, ‘’Quais foram suas principais conquistas até agora?’’, ‘’Fale sobre uma situação difícil que você tenha enfrentado e como superou.’’ Para não correr o risco de ter um ‘’branco’’ na hora, você pode deixar a memória preparada. Elabore possíveis respostas da maneira mais clara e concisa possível para não ser pego de surpresa. Isso demonstra autoconhecimento e consequentemente você se sentirá mais confiante na hora do bate-papo.

Pesquise sobre a empresa que pretende trabalhar

Conheça seu potencial empregador. Use e abuse da internet para descobrir tudo sobre a empresa em que você pretende trabalhar. O primeiro passo é acessar o site da mesma, e checar conteúdos como missão, visão e política interna. Ao mostrar que você fez uma pesquisa prévia sobre a companhia, você ganha pontos positivos com o recrutador, pois demonstra que realmente está interessado na vaga em questão.

Valorize sua experiência profissional

Os recrutadores costumam se interessar por candidatos que demonstrem experiência na área de trabalho. Por isso, é importante destacar suas experiências profissionais, relatando metas e objetivos alcançados. Enfatize situações ruins e como você conseguiu resolvê-las no cargo anterior. Dessa maneira, o recrutador conta com um volume maior de informações sobre o seu perfil para assim, definir se você corresponde às expectativas da vaga. Caso seja o seu primeiro emprego e obviamente não tenha experiências profissionais anteriormente, destaque suas experiências acadêmicas. Explore seus resultados na faculdade, intercâmbios, trabalhos desenvolvidos, seminários e principalmente estágios e trabalhos voluntários.

O que mais é preciso destacar?

É muito importante estar atento a todos estes pontos, mas agora, atenção para mais um: a entrevista não é só para que o entrevistador te conheça, mas a sua oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre a empresa em questão e também avaliar se está compatível com seus interesses profissionais.

Seja estratégico, crítico e verdadeiro. No desespero, pessoas aceitam empregos e apenas com um mês de empresa já se percebem insatisfeitos e se dão conta de que o trabalho não está alinhado com seus objetivos ou perfil profissional.

Aproveite a oportunidade e faça perguntas como:

  • Qual a missão, a visão e os objetivos da empresa?
  • Por quais resultados esse cargo vai ser responsável?
  • Que qualificações são necessárias para ter um bom desempenho nesse cargo?
  • Que aspectos do trabalho atual poderiam ter melhor desempenho?
  • Por que o desempenho não melhorou antes?
  • O que você desejaria ver no novo ocupante desse cargo?
  • Como é o clima organizacional da empresa?
  • É interesse da empresa valorizar os seus profissionais?

Ao realizar algumas dessas perguntas o recrutador entenderá a sua participação ativa naquela entrevista e que está procurando, não só por um emprego, mas por uma oportunidade de crescimento profissional.

Ao final da entrevista lembre-se de agradecer e colocar-se à disposição. É educado e promissor.

LEIA TAMBÉM:

9 dicas para fazer o melhor currículo para sua carreira

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.