Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como se preparar para uma possível retomada do mercado?

26 de outubro de 2015

Compartilhe esta notícia:

O momento é de crise, mas a retração não é eterna, portanto os profissionais devem estar preparados para a retomada do mercado de trabalho. Luis Fernando Martins, diretor da Hays, em entrevista para a Revista Exame, falou sobre como se preparar para esse momento.

O padrão e o nível de exigência das empresas e do mercado de trabalho, a respeito dos conhecimentos dos profissionais aumentaram significativamente. Por isso, aqueles que desejam se preparar para concorrer a novos empregos ou galgar promoções no trabalho devem estar atentos a alguns pontos, segundo o Martins.

A graduação já não é suficiente para conquistar novos projetos. ‘’O padrão desses profissionais tem de se desenvolver por meio de leitura, cursos extracurriculares e cursos fora da companhia. ’’ comenta o diretor. Hoje, existem diversas instituições de ensino que proporcionam cursos gratuitos, ou até de baixo-custo. Como por exemplo: cursos de línguas, administração, gestão, organização, dentre outros. Que são extremamente importantes para o amadurecimento pessoal e consequentemente profissional.

É importante também, na opinião de Luis, procurar se desenvolver por meio de novos projetos dentro da própria companhia onde já atua, e não somente buscar novas oportunidades desenvolvimento e crescimento fora desse ambiente. ‘’Dentro da empresa em que o profissional se encontra, com certeza existem novos projetos em que é possível se engajar’’, afirma.

Outra dica para ser bem sucedido no período de retomada do mercado é focar em uma determinada área. É importante o profissional determinar se pretende continuar na mesma área, quais empresas irá procurar, e os riscos que está disposto a correr para se recolocar. Sem foco, fica difícil saber qual caminho deve-se adotar.

Mantenha seu currículo atualizado, já que é um dos principais documentos profissionais que você possui. Lembre-se que ele é o seu primeiro contato com algum possível empregador, e pode ser crucial na hora da avaliação para uma nova oportunidade.

Muitos profissionais devido à rotina agitada acabam se esquecendo de atualizar seu currículo e se inscrevem em oportunidades com um documento antigo. Quanto mais atualizado o currículo estiver, melhores serão as chances de obter êxito.

Confira nossos cursos de pós-graduação à distância e comece já o seu. São mais de 500 opções de cursos distribuídas em 47 áreas do conhecimento para você escolher.

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.