Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como ser promovido no trabalho

22 de junho de 2017

Compartilhe esta notícia:

Em tempos de crise financeira, em que as empresas enxugam seus quadros, a progressão de carreira parece ser um privilégio de poucos. Nesse cenário, muitos profissionais se sentem desmotivados diante de perspectivas profissionais nada animadoras, pelo menos a curto prazo. Mas será que é hora de desanimar? Talvez o que pode definir se você está na lista nomes para uma nova posição ou na lista de demissões, seja a sua postura. Por isso, elencamos algumas dicas para colocar você na lista certa.

Confira:

Antes de pleitear uma promoção, certifique-se de que está no caminho certo e atende aos critérios de sua empresa para figurar entre os nomes a serem avaliados para um cargo mais alto.

Faça sempre o seu melhor.

Sua postura diante de seu trabalho atual será determinante quando você for considerado para uma promoção. Boas avaliações de desempenho e uma reputação como colaborador acima da média têm grande peso quando a empresa estiver tomando decisões de pessoal.

Saiba trabalhar em equipe.

Mostre-se sempre disponível para ajudar em novos projetos, comitês ou forças-tarefa. Procure oferecer ajuda a colegas de trabalho sempre que possível. Essa postura fará que você seja reconhecido pelo espírito de equipe e um indivíduo com quem os colegas desejam trabalhar.

Seja assíduo e pontual.

Preste atenção à pontualidade e assiduidade no trabalho. Se você é conhecido como alguém que falta frequentemente ou está sempre atrasado, certamente isso pesará contra você diante de uma nova oportunidade.

Faça network e seja notado.

Procure participar das confraternizações e eventos da empresa (claro que com bom-senso e profissionalismo). Quanto mais conectado e envolvido você estiver com a empresa e seus colegas, mais suas qualidades serão lembradas quando houver uma oportunidade. Os gerentes são mais propensos a promover um funcionário que conhecem bem que um candidato aleatório que não conhecem muito.

Especialize-se.

Tente aproveitar todas as oportunidades de cursos e workshops que surgirem em sua empresa. Se a empresa oferece determinado treinamento é porque está interessada em colaboradores qualificados no assunto. Caso sua empresa não tenha por hábito oferecer capacitações, busque-as por conta própria. Talvez uma nova qualificação obtida por meio de uma pós-graduação na área certa seja tudo o que você precisa para ser considerado para um cargo melhor.

Se você já tem as posturas listadas acima, já tem boas chances de ascender na carreira.

Agora veja 5 posturas que vão arruinar suas chances de uma promoção:

  • Não planejar seu dia. Ir diariamente ao trabalho sem um plano em mente;
  • Fazer o mínimo. Ter a atitude: “eles não me pagam por isso”;
  • Confiar em sua base de conhecimento atual. Não buscar novas habilidades e qualificações;
  • Reclamar de tudo e ter o hábito de falar sobre o que você não gosta no trabalho, nos colegas ou na empresa;
  • Não compartilhar o crédito. Colocar seu nome sozinho no topo dos projetos bem-sucedidos.

Já se certificou de seguir as posturas corretas para ser considerado para um cargo? Então vamos ao próximo passo:

Como pedir uma promoção

Verifique regularmente as novas oportunidades na empresa.

A maioria das empresas anuncia vagas de emprego no próprio site. Alguns cargos podem estar abertos para candidatos internos antes de estarem disponíveis para candidatos externos, o que significa uma vantagem para você na competição pela vaga. Portanto tenha o hábito de verificar regularmente as novas oportunidades e candidate-se a vagas que sejam adequadas ao seu histórico, experiência e aspirações.

Esteja preparado para pedir.

Seu empregador pode reconhecer suas qualidades e oferecer-lhe uma promoção. Claro, é muito mais fácil quando acontece assim. No entanto, para alguns empregos e em algumas organizações, talvez seja necessário tomar a iniciativa e pedir por uma promoção.

Converse com seu chefe.

Se você deseja se candidatar a uma nova posição na empresa, certifique-se de avisar ao seu chefe. Além de ser a postura mais ética, é ele quem será procurado para dar referências a seu respeito. E ofereça-se para ajudar com a transição de seu substituto caso você seja escolhido para a nova vaga.

Siga todo o processo de seleção.

Mesmo que você tenha a vantagem de estar entre os candidatos internos da empresa, é um grande erro presumir que a vaga será sua. A empresa pode estar considerando candidatos externos, bem como outros funcionários para o trabalho. Também não pense que o recrutador ou o gerente de departamento que oferece a vaga conheça as suas qualidades e qualificações. Portanto, trate de atualizar seu currículo e escrever uma carta de apresentação específica para a função de seu interesse. Em resumo, siga todos os passos como se fosse um candidato externo.

Busque referências.

Peça ao seu supervisor e / ou outros gerentes com quem trabalhou por uma carta de recomendação. Referências, especialmente de pessoal de alto nível, têm muito peso.

Prepare-se para a entrevista.

Procure conversar com colaboradores que tenham o mesmo cargo que você deseja ou, pelo menos, trabalham no setor, para saber como é o dia-a-dia do cargo. Uma vez compreendida a rotina de trabalho, encontre pontos em comum entre a função e o seu perfil profissional para demonstrar que é a pessoa certa para a vaga. Durante a entrevista, procure ganhar o respeito do entrevistador expressando comprometimento com o cargo e a empresa.

Envie uma mensagem de agradecimento.

Envie mensagem de agradecimento a todos os que entrevistaram você para reiterar seu interesse na posição.

VEJA TAMBÉM: 9 exemplos de competências comportamentais valorizadas pelo mercado

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.