Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como superar o desemprego em 5 passos

29 de agosto de 2018

Compartilhe esta notícia:

 

Os tempos são difíceis e a concorrência é acirrada. Se o desemprego bateu à sua porta, e você não sabe como se comportar, e nem mesmo, o que fazer para driblar essa condição, acompanhe o artigo de hoje, ele é para você!

Mas, antes, de apresentarmos as nossas dicas valiosíssimas, gostaríamos de apontar uma direção que, certamente, irá fazer com que você abra os olhos para um novo horizonte. Que tal? Então, vamos lá!

 

Aceite positivamente

É claro que se ver desempregado de um dia para o outro não é legal. É comum se sentir desmotivado, rejeitado e com alto nível de preocupação. Mas, se não há nada a fazer quanto ao acontecimento em si, neutralize os seus sentimentos e dê espaço às novas possibilidades que podem surgir.

O principal erro é entrar completamente na negatividade e não conseguir fazer nada para avançar. Respire, acalme-se e aproveite o momento para repensar a sua carreira e os seus objetivos profissionais.

 

Considere novos caminhos

Você não precisa continuar fazendo as mesmas coisas, na mesma função e com as mesmas responsabilidades. Avalie o mercado e as suas habilidades. Há algum outro segmento em você possa investir? Quando pensa em um profissional bem-sucedido, o que você enxerga? Como alcançar esse objetivo?

Converse com outras pessoas da sua área de interesse para entender melhor as demandas e carências do caminho que deseja traçar. E, claro, aproveite para estudar como puder, participe de oficinas e inteire-se sobre tudo o que puder.

Aqui, é hora de pensar em uma nova área para atuar, quem sabe. Embora a grana esteja curta e o orçamento limitado, tente munir-se de informações sobre outros mercados que você tenha interesse. Peça a ajuda de seus familiares para investir numa especialização, pois assim você estará melhor preparado para um mercado de trabalho mais exigente. Pense nessa hipótese e mude a sua vida profissional de uma vez por todas.

 

Comunique às pessoas que está à procura de emprego

Há pessoas que se sentem constrangidas ao perderem o emprego e, por isso, optam por não contar aos amigos ou família. Mas, lembre-se que qualquer uma dessas pessoas pode ser justamente a que vai te indicar a outra vaga.

O recomendável é que você espalhe a notícia de que está à procura de emprego, já indicando a área de atuação de interesse. E, acredite, a indicação pode vir de quem menos espera e das formas mais variadas.

 

Considere fazer trabalhos como freelancer

As contas continuarão chegando e a situação financeira pode ficar bastante preocupante. Por isso, para aliviar este momento de stress, informe-se com sites de freela se há alguma oportunidade para você. Pense nos seus talentos, em tudo aquilo que é um conhecimento seu e que pode ser vendido.

Você poderia dar aulas de dança, de luta, de línguas, de matemática, etc.? Ou poderia vender doces? Ou oferecer serviços de consertos, instalações? Ou comercializar artesanatos? Talvez possa ser um editor de textos ou escritor para algum portal de conteúdo?

Pense nas suas habilidades e, com certeza, encontrará alguma oportunidade.

 

Considere trabalhos voluntários

Outra opção é doar o seu tempo a quem realmente precisa alinhando aos seus conhecimentos profissionais. Se você é um profissional da área de marketing, por exemplo, você pode oferecer os seus serviços para uma ONG que necessite ganhar mais visibilidade.

Ou, se você é enfermeiro, um profissional da área de educação, advogado, contador, farmacêutico, o que for, identifique onde você poderia oferecer os seus serviços. Além de fazer o bem, você estará se mantendo ativo na sua área e construindo novas experiências que irão para o seu currículo.

E aí, acrescentaria alguma coisa? O importante é não ficar parado. Explore todos os seus pontos fortes e vá à luta. Desejamos muito sucesso em sua caminhada.

Você também pode conferir o Guia completo para a sua Aceleração para o Mercado de Trabalho e porque uma especialização pode acelerar sua carreira, basta clicar aqui!

Leia também:  Pequenos negócios lucrativos: ganhe dinheiro investindo pouco

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.