Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como ter sucesso na sua área sem precisar fazer concurso público?

6 de maio de 2015

Compartilhe esta notícia:

como-alcancar-o-sucesso-profissionalEstabilidade, conforto e segurança são algumas das vantagens do funcionalismo público, mas alguns servidores não se adaptam à realidade do setor. O ‘’tédio da segurança’’ acaba resultando em frustração e desânimo. Tanto o setor privado como o público tem suas desvantagens, porém muitos profissionais acabam optando em fazer concurso público devido a frustrações em sua área profissional ou apenas pelas vantagens de se fazer um concurso, ignorando o ônus da profissão.

Concurso Público x Setor Privado

A falta de perspectiva no serviço público é muito grande, já que as possibilidades de ascensão são extremamente limitadas. Apesar de existir a progressão salarial, autonomia, novos desafios e inovação são aspectos distantes da carreira pública. Ou seja, tudo é uma questão de perfil, se você é uma pessoa mais ativa, que adora encarar novos desafios e não suporta burocracia, bom, você com certeza têm mais chances de se destacar no setor privado.

Cada carreira tem características próprias e é importante conhecê-las antes de fazer sua escolha. Há perfis diferentes de pessoas e, o que é vantagem para um, pode ser prejudicial para outro. Fazer uma autoanálise crítica pode ser um meio de saber em que setor investir.

O importante é trabalhar em algo que lhe dê satisfação pessoal, já que o trabalho ocupa a maior parte do nosso dia. Se esse trabalho não lhe der alguma realização será praticamente impossível se destacar realizando suas tarefas mediocremente, sem empenho e dedicação.

Para os profissionais que escolheram trabalhar no setor privado, a AVM Faculdade Integrada listou 5 fatores básicos para se tornar um profissional reconhecido e avançar na sua trajetória profissional:

1. Estabeleça metas claras e objetivas

A ideia de sucesso não é a mesma para todo mundo, mas o caminho para alcança-lo geralmente é o mesmo. Estabelecer metas claras e objetivas á curto, médio e longo prazo para sua carreira, ajudam a ter um senso de direção (para onde ir e como), pois  dão foco ao profissional.

2. Confie mais no seu potencial

Estabelecidas às metas, é hora de correr atrás para tira-las do papel, nessa etapa é necessário autocontrole, e principalmente confiança no seu potencial como profissional. Sair da zona de conforto e assumir riscos é fundamental para avançar. Ir além do comum e do esperado é o que diferencia os profissionais bem sucedidos daqueles que ficaram estagnados.

3. Não fique parado, procure adquirir conhecimento

Estamos na Era do Conhecimento, não existe mais data para parar de estudar assim como nossos pais e avós fizeram antigamente. Hoje, é necessário reciclar sempre e todo conhecimento é bem-vindo. Seja através de cursos, palestras ou especializações. Para quem quer construir uma carreira de sucesso nas organizações do século XXI parar de estudar não é uma opção.

4. Gerencie seu tempo com sabedoria

Pessoas desorganizadas de sem foco não chegam a lugar algum, isso não é novidade. Por isso aprender a gerenciar o tempo de acordo com as prioridades é essencial para não acabar com uma rotina estressante e improdutiva.

5. Ame o que você faz

Não adianta você se esforçar para fazer um bom trabalho, se você não ama aquilo que está desenvolvendo. O que você faz, em pelo menos um terço dos seus dias tem que ter algum sentido para sua vida como um todo. Com brilho nos olhos você terá motivação para fazer mais e ir além na busca pelos seus objetivos.

 

Se você procura por especialização e almeja uma recolocação profissional, uma pós-graduação pode te ajudar a chegar lá. Confira nossos cursos, são mais de 46 áreas do conhecimento para você se especializar. Invista na sua realização profissional! 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.