Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como tirar o melhor proveito de seu MBA ou de sua pós-graduação

21 de fevereiro de 2017

Compartilhe esta notícia:

Embarcar em uma jornada de 2 anos (em média) para conquistar um MBA ou uma pós-graduação é trabalhoso em diversos aspectos da sua vida: intelectual, social, financeiro e pessoal. Como equilibrar essas demandas e garantir o seu desempenho e a melhor experiência possível durante o curso?

Confira as 3 dicas da pós-graduanda do Massachusetts Institute of Technology (MIT – Management Sloan School), Victoria Young*, para fazer de sua experiência a mais proveitosa possível.

  1. Busque seu crescimento, não a perfeição.

Seus trabalhos, atividades, provas e TCC constituem parte importantíssima da sua experiência de pós-graduação. Mas o curso, como um todo, representa também sua oportunidade de conhecer conceitos que você nunca viu antes e aprender com pessoas que têm experiências muito diferentes da sua.

Nessa jornada desafiadora de construção do conhecimento é importante se desapegar da perfeição e focar o crescimento. Ser equivocadamente focado em objetivos de curto prazo pode acabar prejudicando a experiência do aprendizado verdadeiro: trabalhar em equipe, aprender a ser colaborativo e, entender e apreciar de verdade o conteúdo.

  1. Encontre seus pontos de maior interesse.

O processo da pós-graduação deve estar repleto de momentos que fazem palpitar o coração do estudante pela automotivação, seja com o aprendizado ou com as possibilidades profissionais que ele proporciona.

Agarre essas oportunidades e tire o melhor proveito de tudo dentro do processo que faz o seu “eu profissional” se sentir vivo, por mais assustadora (ou não) que a oportunidade possa parecer. Se seu tutor propuser leituras extracurriculares que vão ao encontro de seus interesses, mergulhe nelas. Se o diretor de uma empresa a qual você admira vai palestrar em sua cidade, não perca!

Nota do editor: Uma pós-graduação a distância exige comprometimento e interesse extra de seus estudantes que são os protagonistas no processo de aprendizagem. Portanto, aproveite todas as oportunidades que aparecerem de aumentar seu conhecimento.

  1. Otimize seus processos.

As posturas de buscar o autodesenvolvimento e a qualidade de vida caminham juntas, mas nenhuma é possível sem disciplina e determinação. Trabalhe continuamente em métodos de otimização, organização e comunicação para ser mais eficiente e, claro, capaz de gerenciar melhor seu tempo.

Equilíbrio é conquistado quando você é capaz de priorizar o que realmente é importante para você (crescimento, descanso, network, exercícios…) de uma forma sistemática e adequada ao seu cotidiano.

Alguns exemplos: programe atividades físicas matinais três vezes por semana e seja disciplinado em seguir esse cronograma. Estipule a regra de estar presente, ao menos uma vez por semana, numa atividade que proporcione novos contatos em sua network.

Dicas bônus: inscreva-se no mailing lists de assuntos do seu interesse. Coordene grupos de estudos online para se manter em dia com suas atividades e as novidades na área. Procure reservar tempo para seus amigos e familiares ao menos uma vez por semana.

Conclusão: O cerne da questão é: se você está constantemente buscando formas de otimizar seu processo de autodesenvolvimento, você se tornará mais eficaz e, por consequência, vai tirar o melhor proveito da sua experiência de especialização profissional. Tudo de uma forma mais leve, saudável e eficiente!

 

*Victoria Young é pós-graduanda em Empreendedorismo e Inovação na “MIT Sloan MBA”, além de conselheira do “Martin Trust Center for Entrepreneurship”. Ela ajuda marcas e organizações a identificar tendências, se conectar com suas audiências e desenvolver melhores experiências para os clientes. Ela também acredita na tríade “pessoas, lucros e planeta”. Já trabalhou para organizações como Disney, Rolex e Invisible Children.

Twitter: https://twitter.com/victoriahyoung

*Com informações da Forté Foundation.org  

VEJA TAMBÉM: 9 habilidades desenvolvidas em um curso de graduação a distância

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.