Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Como turbinar meu currículo e me mostrar para o mercado?

9 de novembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

Conseguir um bom emprego hoje não está nada fácil, muitos profissionais não são nem chamados para a entrevista de emprego. Isso porque, a maioria das empresas utiliza a análise de currículos como a primeira etapa do processo seletivo.

Consequentemente se o seu currículo, que é o seu primeiro contato com o recrutador, não for no mínimo bom, provavelmente suas chances de conquistar um novo emprego são nulas. Existem dois fatores que distinguem os currículos bons dos ruins: o conteúdo e a apresentação.

O conteúdo diz respeito às informações que você irá colocar no documento, ou seja, se refere ao seu nível de empregabilidade, estudo, cursos, idiomas e experiências profissionais anteriores. Já a apresentação é como esse documento será apresentado ao recrutador, levando em consideração o tipo de formatação, e se as informações estão claras e concisas.

Esse é um ponto importante, mas que muitas pessoas acabam não dando a devida atenção, e é justamente por isso que não são chamadas para a entrevista.  É como diz o ditado: ‘’A primeira impressão é a que fica. ’’ Um currículo mal escrito e apresentado, pode colocar tudo a perder, mesmo que você seja um profissional brilhante na sua área de atuação.

Melhorando o seu currículo:

 

  • Seja sucinto

Um bom currículo não gasta mais do que uma folha de papel. Mesmo que você seja um profissional com bastante experiência no mercado, procure contar sua história da forma mais concisa possível.

 

  • Cuidado com redundâncias

Nada de colocar um ‘’box’’ com todas as suas habilidades no currículo, ao menos que sejam habilidades específicas. Cuidado com as redundâncias e descreva sempre experiências e habilidades específicas. Do contrário, o recrutador não enxergará nada de importante no seu currículo, a não ser características que ele já está cansado de ver.

 

  • Destaque resultados

Mostrar resultados e como você contribuiu para as empresas em que trabalhou, faz toda diferença aos olhos do avaliador. Esse tópico demonstra na prática, suas habilidades e competências profissionais. Para os jovens, que ainda estão ingressando no mercado, pode-se incluir prêmios que ganhou na faculdade ou os louros do seu trabalho em estágios e empresas júnior.

 

  • Deixe claro o seu objetivo

Nesse momento, você deve deixar claro em que área da empresa pretende atuar. É preciso destacar um único segmento de atuação, mas não vale ser abrangente e colocar apenas que você pretende trabalhar em setores como administrativo, ou financeiro, por exemplo.

 

  • Fique atento aos detalhes

Alguns detalhes fazem toda a diferença na sua contratação, por isso é bom ficar atento:

Procure ter um e-mail profissional com apenas o seu nome e sobrenome, nada de apelidos. Tenha preferência pelo Gmail ao invés de outros servidores.  Deixe de fora dados como RG,CEP, CPF e etc.,  pois se forem necessários, serão requisitados posteriormente pela empresa.

Alguns excessos podem prejudicar a apresentação do seu currículo, um currículo grande e cheio de texto não fará você ser selecionado, pelo contrário, pode desviar o foco das partes que realmente interessam. A leitura de um currículo deve ser rápida, por isso seja direto e conciso.

Tenha preferência por uma formatação limpa, com os pontos certos em destaque para que possa facilitar a leitura do recrutador.

 

  • Invista em cursos

Por último e não menos importante, para turbinar o seu currículo invista em cursos. Hoje, existem diversas opções de cursos online para os profissionais que buscam flexibilidade e praticidade. Certamente ao investir em novos conhecimentos, você estará preenchendo seu currículo e agregando valor a sua formação, garantindo assim um bom desempenho em uma possível entrevista de emprego.

Aproveite todas as oportunidades de investir em sua carreira e esteja na frente dos seus concorrentes.

 

Gostou das dicas? Aproveite e baixe o nosso e-book grátis: ‘’Como turbinar sua carreira’’ clicando aqui

Veja também:  Dicas de como fazer uma apresentação cativante

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.