Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Confira as áreas mais quentes para profissionais de TI

22 de outubro de 2015

Compartilhe esta notícia:

Ao contrário de outros setores do mercado de trabalho, a área de Tecnologia da Informação (TI) irá sofrer menos com os solavancos da economia brasileira esse ano. De acordo com especialistas em recrutamento e seleção, a demanda crescente por profissionais desse setor faz com que o mercado cresça acima da economia em 2015.

Setores como o da construção, farmacêutico e tecnologia são os que estão contratando mais, compensando o fraco desempenho industrial dos demais.

Um dos motivos que explica essa alta demanda na área de tecnologia é o fato de que em tempos de recessão, as empresas precisam produzir a mesma quantidade de antes, apesar da redução de funcionários, e por isso a TI é uma das áreas mais requisitadas, pois se torna uma das ferramentas essenciais para turbinar a produtividade das empresas.

Área para desenvolvedores é a mais promissora

Dentro da infinidade de possibilidades de atuação do profissional de TI, a área de desenvolvimento é a que se mostra mais promissora pra esses profissionais. No ano passado, essa parcela de desenvolvedores responderam por quase metade (41%) das vagas de TI preenchidas, segundo levantamento da Conquest One.

Dot.Net, PL-SQL e Java são as especialidades mais procuradas de acordo com dados divulgados pela consultoria. No ano passado, juntas somaram 28% das oportunidades preenchidas. A procura também é alta por profissionais da área de infraestrutura de TI. Analistas de suporte representaram 11% das vagas, seguidos por consultores Windows (6%) e DBAs (5%), que representam os administradores de bancos de dados. No total, no ano passado, profissionais ligados a infraestrutura fora requisitados em 28% das vagas anunciadas pela consultoria.

Experiência e inglês fluente são requisitos básicos

A má notícia para aqueles que estão em início de carreira é que a preferência das empresas é por profissionais que já estejam a certo tempo no mercado de trabalho e que possuam bagagem no currículo. Dados do ano passado revelam que 90% das vagas foram direcionadas aos níveis pleno, sênior ou gerencial. E a tendência segue. No primeiro trimestre de 2015, 20% das oportunidades foram direcionadas para cargos de liderança e gerenciamento de projetos.

Tanto para aqueles que estão começando quanto para os profissionais que já estão a algum tempo no mercado de trabalho, o conhecimento da língua inglesa é indispensável. E hoje, já se tornou quase um pré-requisito para a maioria das vagas desse setor. Muitos desses profissionais precisam se comunicar em inglês durante reuniões e conferências por telefone, por isso, aqueles têm domínio se destacam no mercado.

Setores que mais contratam

O setor de construção é o que surpreendentemente está mais aquecido e demandando mais profissionais de TI em diversas as áreas. Isso se dá, porque diferentemente dos setores farmacêutico ou bancário que já têm áreas de TI mais consolidadas, o setor de construção ainda está em desenvolvimento e por isso há espaço para uma grande quantidade de profissionais em diferentes áreas desse setor.

Baixe nosso e-book “Como escolher a Pós-Graduação que vai turbinar a sua carreira”.

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.