Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Conheça 4 tipos de personalidade comuns no meio corporativo e suas formas de se comunicar

7 de fevereiro de 2017

Compartilhe esta notícia:

shutterstock_525198061

A maior causa de conflito entre duas pessoas é o fato de elas agirem de acordo com orientações tipológicas diferentes”. Essa é a opinião do psicólogo clínico estadunidense James Hollis, Ph.D em análise junguiana e autor do livro “The Middle Passage – From Misery to Meaning in Midlife”.

No ambiente profissional, você já deve ter notado que diferentes personalidades têm formas distintas de comunicação. E isso pode se tornar um problema quando não estamos preparados para estabelecer uma comunicação eficiente com pessoas muito diferentes de nós. E as diferenças são as mais diversas: as gerações, a cultura, o gênero, as visões políticas, entre outras. Nesse celeiro de diversidade é muito importante tentar compreender o estilo de comunicação de cada um (e isso inclui o seu próprio estilo). A boa notícia é que podemos nos adaptar perfeitamente com a personalidade de cada um para trabalhar melhor com todos.

Veja a seguir os 4 tipos mais comuns de comunicação do meio corporativo e aprenda a fomentar a coesão no seu ambiente de trabalho.

  1. O Comunicador Líder.

Ele está sempre focado em resultados e tem uma visão macro dos processos. São prolíficos e afeitos à comunicação fluida para realizar o trabalho. Costuma parecer mandão, pois tem uma inclinação natural a dar ordens e fazer pressão por resultados, mesmo quando não é o chefe.

O comunicador líder está frequentemente em posições de comando, pois tem uma natureza autoconfiante, motivada e competitiva. Ele pode até causar desconforto e provocar atritos com outros colaboradores eventualmente, mas é fundamental para o sucesso da equipe, pois não tem medo de falhar.

Veja algumas palavras que definem a personalidade de um comunicador líder:

Assertivo, autoritário, convincente, direto, exigente, dominante, dramático, eficiente, focado, impaciente, destemido, perfeccionista, acurado, urgente, verbal.

Como lidar com um comunicador líder: Seja brilhante, rápido e não perca tempo.

  1. O Comunicador Social.

Como o próprio nome diz, as conexões sociais são prioridade para esse tipo de profissional. Dos 4 estilos listados aqui, esse é o que se sai melhor ao se expressar. Ele é autoconsciente e tem maior capacidade de se relacionar com os outros 3 estilos.

O comunicador social é um bom facilitador e propenso a ajudar o desenvolvimento das pessoas à sua volta. Ele se sai muito bem em desenvolver o potencial de equipes. Esse tipo de profissional costuma ocupar posições que envolvem altos níveis de interação social e a construção de relacionamentos corporativos.

Veja algumas palavras que definem a personalidade de um comunicador social:

Agradável, simpático, expressivo, flexível, gracioso, útil, não intrusivo, aberto, pacífico, brincalhão, charmoso, atencioso, compreensivo, acolhedor.

Como lidar com um comunicador social: seja disponível, apoiador e aberto a interações.

  1. O Comunicador Espírito Livre.

Esse tipo de comunicador não gosta de estar amarrado a convenções. É experimentador, aventureiro e pensa fora da caixa. Tem como um mantra a máxima: “Cuide do seu trabalho que eu cuido do meu”. Ele define e alcança objetivos ambiciosos, e não gosta de ouvir a frase “você não pode”.

Esse tipo de comunicador aprecia a diversão e costuma trazer alegria e espontaneidade para a equipe. Ele também tem facilidade em criar novas abordagens para velhos problemas. Isso faz com que ele se destaque em situações de crise, pois frequentemente traz soluções criativas.

O comunicador de espírito livre precisa de liberdade e tem dificuldade em se adaptar a rotina. É como se ele fosse feito para trabalhos e projetos que dão autonomia aos envolvidos. O problema desse tipo de comunicador é que ele fica facilmente entediado e tende a querer mudar tudo mesmo quando ainda não é o momento apropriado. Essa necessidade constante por novos desafios pode causar conflitos com os outros membros da equipe.

Veja algumas palavras que definem a personalidade de um comunicador de espírito livre:

Curioso, audacioso, desafiador, diferente, expressivo, extrovertido, divertido, agregador, feliz, inovador, impulsivo, improvisador, rebelde, afiado, reativo, temperamental, imprevisível, desestruturado.

Como lidar com um comunicador de espirito livre: seja verdadeiro e inovador. Valorize o momento e divirta-se.

  1. O Comunicador Sensato.

Ele é o pilar que mantém a estrutura da equipe e a sua força deve ser reconhecida. O comunicador sensato tem um objetivo principal: que o trabalho seja feito e feito corretamente. Esse tipo de comunicador é extremamente comprometido, trabalhador, confiável e usa sensatez na abordagem com seus pares.

Além de muito organizado ele busca sempre a coerência em sua forma de agir e falar. É afeitp à precisão e capaz de pontuar com excelência os aspectos do seu trabalho. Seu maior motivo de satisfação é realizar todas as tarefas de sua lista. Esse tipo de comunicador tem como ponto forte o comprometimento com o trabalho. E espera a mesma postura de seus colegas. Sua perseverança diante dos desafios é extraordinária e assume a responsabilidade com seriedade o que é facilmente perceptível em sua forma de se expressar. O comunicador sensato é leal e aprecia muito as pessoas confiáveis.

Veja algumas palavras que definem a personalidade de um comunicador sensato:

Acurado, sistemático, completo, compulsivo, consistente, controlador, dedicado, dependente, detalhista, determinado, exato, lógico, metódico, obsessivo, preciso, específico, tenaz, completo, tradicional.

Como lidar com um comunicador sensato: seja completo, bem preparado, verdadeiro, confiável e comprometido.

Conclusão

À medida que você compreende as personalidades e estilos de comunicação das pessoas à sua volta (incluindo você), você poderá fazer com que cada um tenha seu potencial elevado. Outra vantagem desse tipo de sensibilidade é a melhoria da comunicação com os demais membros de sua equipe. Isso ajudará você a identificar e entender as limitações de cada um à sua volta, o que é fundamental para o bom andamento de qualquer projeto.

*  Com informações do site Inc.com

VEJA TAMBÉM: Saiba qual é o perfil profissional mais procurado pelas empresas

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.