Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Cresce número de engenheiros no país, aponta Ipea

18 de novembro de 2013

Compartilhe esta notícia:

Cresce número de engenheiros no país, aponta IpeaO Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), após estudo, chegou a conclusão de que o Brasil não corre o risco de um “apagão” generalizado de mão-de-obra de engenharia.

Segundo os autores, apesar de ainda estar abaixo de outras profissões, o número de engenheiros exercendo a atividade têm crescido desde os anos 2000 e a tendência é aumentar ainda mais no curto e médio prazo com a graduação de novos profissionais.

De acordo com os autores do estudo, os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) Mario Sergio Salerno, Leonardo Melo Lins, Bruno Cesar Pino Oliveira de Araujo, Leonardo Augusto Vasconcelos Gomes, Demétrio Toledo e Paulo Meyer Nascimento, um cenário econômico favorável torna a carreira atrativa.

Os dados analisados por eles mostram que o percentual de engenheiros exercendo ocupações típicas era 29% em 2000 e foi crescendo ano a ano até alcançar 38% em 2009.

Mercado

De acordo com o estudo, a tendência é seguida pela oferta no mercado de trabalho. As vagas para engenheiros cresceram 85% em uma década, chegando a aproximadamente 230 mil profissionais. Os engenheiros apresentam, no entanto, um percentual de ocupações típicas inferior a outras profissões. O estudo cita a carreira médica, cujo percentual chega a 80%.

Outro artigo apresentado, de autoria dos técnicos do Ipea, Aguinaldo Nogueira Maciente e Paulo Meyer Nascimento, faz uma projeção da demanda por engenheiros. De acordo com eles, a expectativa é que, até 2020, o número de engenheiros requeridos pelo mercado de trabalho formal atinja entre 600 mil e 1,15 milhão de profissionais.

Conheça os cursos de Pós-Graduação a Distância em Engenharia do wPós. Os cursos atendem as principais exigências de especialização do mercado de trabalho. Confira!

Fonte: Exame.com

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.