Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Cresce número de mulheres nas áreas de Engenharia

12 de março de 2014

Compartilhe esta notícia:

Cresce número de mulheres nas áreas de EngenhariaO mercado de trabalho na área de Engenharia vem sofrendo mudanças. Profissão que já foi reconhecida como essencialmente masculina, tem atraído cada vez mais mulheres. Em 1991, dos 13.632 engenheiros do País, apenas 2.251 eram mulheres, ou seja, 16,5% do total. Em 2012, de acordo com o Ministério da Educação, essa proporção já era de 25,21%.

Para o engenheiro civil Osmar Barros Júnior, vice-presidente do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), esta mudança se deve a uma redução do preconceito. “Um aspecto importante é que o preconceito diminuiu muito. Hoje você encontra mulheres trabalhando em canteiros de obras, atuando na área”, explica.

Para Barros, o próprio mercado de trabalho hoje está muito mais acessível para as mulheres. “Têm muitas mulheres trabalhando na parte do gerenciamento e planejamento. Estas áreas antigamente eram “exclusivas” dos homens. Hoje elas estão vendo que este mercado existe”, justifica.

A proporção entre homens e mulheres nos cursos de engenharia varia de acordo com a especialização, lembra Barros. Ele destaca que, na década de 1990, chegou a dar aulas em turmas sem nenhuma mulher. Hoje a proporção já é de quase metade nas matérias que leciona. “É uma profissão na qual as mulheres têm plenas condições de trabalhar. Eu acho que, culturalmente falando, está havendo uma evolução”, avalia.

O especialista conta que, no Crea em São Paulo, existe um prêmio chamado “Prêmio de Formação Profissional”, para profissionais de todas as engenharias do Estado de São Paulo, e que o número de mulheres que se destacam e são premiadas tem crescido ano a ano.

Um dos reflexos da presença feminina também pode ser visto entre o número de conselheiras do Crea—SP. Este número também cresceu fortemente nos últimos anos, concluiu o engenheiro.

Para se destacar ainda mais no mercado de trabalho, conheça os cursos de Pós-Graduação a Distância em Engenharia da AVM Faculdade Integrada. Os cursos, realizados por meio do programa wPós, oferecem todo o apoio necessário para o profissional que deseja se especializar. Confira! Especialize-se!

Fonte: R7

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.