Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Cronograma de estudos: escolha o seu e cumpra todas as tarefas

16 de maio de 2018

Compartilhe esta notícia:

Para colher os frutos de um investimento em um curso, seja ele de especialização, extensão, graduação ou qualificação o primeiro passo é ter organização para não se perder nas atividades diárias e, assim, conseguir vencer as prioridades estabelecidas.  Nesse sentindo, crie o hábito de se adaptar a um cronograma de estudo para cumprir todas as tarefas.

Sabemos que nem todos possuem o privilégio de dedicar-se aos estudos integralmente, uma pessoa com rotina com várias atividades nem sempre encontra tempo para se encaixar no perfil de estudante. A boa notícia é que por meio de um planejamento você conseguirá inserir mais uma atividade.

Por isso, elaboramos modelos de cronogramas de estudo de acordo com alguns perfis de estudantes. Nele, você encontrará a quantidade de tempo que você precisa dispor para determinado dia da semana alinhado à sua rotina.

Com ajuda desse cronograma será possível fazer um planejamento a longo prazo e adaptá-lo conforme suas atividades diáiras. Além do mais, terá uma orientação de qual dia é melhor para fazer simulados ou avaliações.

Acompanhe abaixo em qual perfil você se encaixa, coloque em prática agora mesmo e acelere seus estudos. Então, mãos à obra!

Veja a seguir dicas que podem ajudar você a desenvolver seu plano de gerenciamento de tempo:

  1. Cronograma para quem trabalha e estuda;
  2. Cronograma para quem só estuda;
  3. Cronograma para quem estuda sozinho;
  4. Cronograma para quem apenas trabalha.

Monte um cronograma de estudo detalhado

Em vez de apenas determinar seus períodos de estudo, faça uma programação específica para cada assunto e marque em seu calendário de forma a se lembrar sempre que olhar para ele. Será bem mais fácil seguir seu plano de estudo se ele estiver claramente marcado em seu calendário.

Inclua sua agenda em seu telefone celular e configure notificações regulares. Fazer um cronograma e aderir a ele permitirá que você desenvolva uma rotina mais fácil de ser seguida.

Lembre-se: você terá que revisar sua agenda de estudos a cada semestre para concatenar seu cronograma de aula e seus outros compromissos.

 

Priorize suas atribuições

Priorizar suas atribuições é uma boa maneira de garantir que você dedique o tempo adequado estudando cada disciplina. Dê mais tempo para estudar assuntos que são novos para você ou aqueles em que sua nota precisa ser melhorada.

Além disso, lembre-se de estudar os assuntos mais difíceis primeiro para que você os enfrente com a mente descansada.

Você deve organizar seus estudos sempre tendo em mente as apresentações dos trabalhos pedidos pelo tutor e as provas. Quando necessário, modifique seu cronograma para priorizar provas e trabalhos mais próximos.

No entanto, não negligencie completamente as atividades para as quais você tem mais prazo. Aproveite o tempo extra para adiantar o trabalho ou estudar durante curtos períodos todos os dias.

 

Prepare-se para resistir a tentações

A melhor maneira de resistir a tentações é se antecipar a elas. Lembre-se que sua pós-graduação é um objetivo maior que o lazer imediato. E quando ceder a uma tentação e quebrar seu cronograma, não desanime! Perdoe a si mesmo e aprenda com seu erro.

Talvez seja uma boa ideia procurar padrões que boicotam a sua disciplina. Ao conhecer suas fraquezas, você estará melhor preparado para resistir à tentação. Além disso, estabeleça uma maneira de premiar-se após completar uma sessão de estudo.

Isso dará motivação adicional para realizar o que você precisa de forma que você possa aproveitar o tempo restante com sua família e seus amigos.

 

Encontre um ambiente de estudo adequado

Um ambiente produtivo é muito mais do que apenas um lugar tranquilo. Ao escolher seu espaço de estudo, procure antecipar quais distrações potenciais você poderá encontrar em cada local. Isso também depende muito do seu perfil.

Enquanto alguns se saem bem em bibliotecas, outros precisam estar em um local onde não haja outras pessoas. Veja como você funciona melhor e procure um local que atenda aos requisitos para sua máxima concentração. Esteja atento também a aspectos como organização, iluminação, nível de ruído etc.

 

Mantenha-se organizado

É extremamente importante que você organize sua rotina para estar disponível para os estudos regularmente. Encontre um método de organização que funcione para você: um cronograma na parede, uma simples agenda, um aplicativo de organização, enfim, o que funcionar melhor para você.

Além disso, ao entrar numa sessão de estudo, certifique-se de ter tudo o que precisa. Você não deve interromper seu estudo para procurar livros, anotações ou materiais de estudo.

O mesmo vale para o seu computador: Saiba como organizar os arquivos da maneira mais eficiente possível para evitar perder tempo procurando pastas e textos. Uma boa ideia é separar as disciplinas por pastas.

 

Leia também: Saiba como criar um cronograma de estudos eficiente para EAD

 

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.