Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Descubra a receita mágica para o seu planejamento de carreira ser um sucesso

15 de janeiro de 2016

Compartilhe esta notícia:

 

Você já parou pra pensar na importância de planejar a sua carreira profissional?

Desde que somos inseridos no mercado de trabalho estabelecemos objetivos, e metas que resultarão em nosso sucesso corporativo.  Entre eles, um emprego onde teremos oportunidade de desenvolver as habilidades, que proporcione crescimento, aprendizado, e remunere bem.

Entretanto, a falta de planejamento faz com que os profissionais fiquem perdidos em sua jornada profissional, sem saber o que fazer ou para onde ir – Como um navio à deriva. Resultando em estagnação.

Da mesma maneira como planejamos viagens, planejar a carreira nos permite decidir para onde estamos indo, preparar o percurso e obter melhores benefícios nesse caminho.

O planejamento de carreira em poucas palavras é uma projeção de em que posição você se encontra agora, onde pretende estar no futuro e o que precisa fazer para chegar lá.  Quando está claro o que exatamente você precisa fazer para conquistar seus objetivos, fica muito mais fácil e prazeroso chegar lá!

Se você deseja alcançar o sucesso na carreira é bom começar a planejar!

Como eu posso começar o meu plano de carreira?

O planejamento de carreira vai depender e variar de pessoa pra pessoa, afinal, possuímos objetivos e ambições profissionais diferentes. O primeiro passo é saber o que é importante pra você. Ganhar bem? Ser reconhecido? Ou ter mais tempo para cuidar de si e da família?

Aqui nenhuma ambição é melhor que a outra, tratam-se apenas de prioridades que podem variar de pessoa para pessoa.

Lembre-se que a satisfação e realização, tanto pessoal como profissional, começam quando o que é mais importante para a gente começa a ser suprido e uma escolha mal planejada pode custar caro no futuro.

Feito isso, reconheça as suas aptidões: aquilo que você faz bem, o que te destaca no meio de tanta gente no mercado de trabalho. Logo de cara pode ser difícil identificar, mas nada que um tempinho dedicado a isso não resolva. Todo mundo possui qualidades para se destacar de alguma forma, mesmo que ainda não as tenha descoberto.

Sabendo o que é importante para você, e quais são as suas habilidades é hora de definir o que você quer e qual o melhor caminho a seguir. Por exemplo, se você percebeu que tem talento para ser um líder, que tal escolher um caminho em que você vai poder gerenciar pessoas?

Agora que você já tem uma direção, chegou a hora de saber o que você precisa fazer para chegar lá. E essa etapa é muito importante para começar a dar os primeiros passos. Pense nas coisas que você pode começar agora mesmo e que te ajudarão a chegar mais próximo de realizar o seu objetivo. Pode ser um curso de idiomas, uma especialização profissional ou um treinamento da empresa. Para chegar lá é preciso começar a caminhar, dando um passo após o outro e comemorando as pequenas vitórias. Mas o mais importante é começar agora mesmo!

Não se esqueça que as nossas prioridades não precisam e nem devem ser as mesmas sempre, as coisas mudam mais rápido do que a gente imagina e é preciso acompanhar esse ritmo e se adaptar.

Por fim, reavalie a sua trajetória sempre que achar necessário.  Alinhe as suas ações e faça as mudanças que forem preciso. Essa análise ajuda a você perceber se continua no caminho certo ou se existe outra opção mais viável e eficaz para alcançar aquilo que você deseja.

Quando bater o desânimo, lembre-se de o porquê você está seguindo esse caminho, e estar fazendo tudo isso, certamente quando você se lembrar, dará o melhor de si para conquistar seus objetivos. Boa sorte na sua jornada!

 

Leia também: Os 7 erros mais comuns dos chefes

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.