Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Descubra como alcançar a autorrealização

16 de fevereiro de 2016

Compartilhe esta notícia:

Ao longo da vida, buscamos sempre aquilo que nos agrada, que nos faz bem, que nos traz o sentimento de realização. Somos seres motivados pelas nossas vontades e desejos. Acordamos todos os dias com o intuito de fazer do nosso dia uma jornada rumo ao sucesso.

Mas o que podemos chamar de “Sucesso”? O sucesso nada mais é do que o resultado de uma série de escolhas certas que você faz ao decorrer da sua caminhada profissional e que te traz o sentimento de realização. No entanto, a palavra sucesso é relativa para cada pessoa. O que pode ser sucesso pra você pode não ser para outra pessoa. Mas uma coisa é certa: todos nós queremos alcançá-lo.

Caminhando junto com o sucesso está a autorrealização. Mas, o que seria esse sentimento? A autorrealização é estar bem com todos os aspectos de sua vida, que incluem carreira, relacionamentos, saúde, educação e espiritualidade. É se sentir completo e com a sensação de que tudo está no lugar e você atingiu a maioria das coisas que sempre almejou, ou, que pelo menos, está no caminho para concluí-las.

Para atingir esse “estado de espírito”, antes de tudo, você precisa fazer um balanço sobre sua vida e entender o ponto que você está e onde quer chegar. Faça uma grande reflexão sobre a sua existência, seus sonhos, o que te faz feliz e te mantém satisfeito. Pense naquilo que você já tem e o que quer atingir, seja a curto, médio ou longo prazo. Esse momento é importante também para você avaliar o que não te deixa feliz, que te prende e te desmotiva.

Após fazer essa avaliação, está na hora de planejar. Com os seus objetivos de vida em mente, comece a traçar planos para atingir suas metas. Nessa etapa, é muito importante você ter consciência do que consegue atingir e em quanto tempo isso é possível, pois estipular mais do que você consegue fazer pode gerar frustrações. Com um planejamento pessoal em mãos, está na hora de cumprir tudo o que foi proposto dentro de seu prazo, e ir diariamente anotando o que foi feito e como você se sente com essas pequenas mudanças e melhorias. Um ponto importante durante o andamento desse processo é manter o foco, lembrando-se sempre do que é mais importante e mantendo-se motivado a alcançar os seus objetivos.

Ao chegar ao seu objetivo, comemore, celebre sua conquista e faça uma reflexão de tudo que fez, ou seja, realize um feedback pessoal, pois ele te ajudará a enxergar melhor os pontos nos quais você foi excelente e os que não foram tão bons assim. Retire o que foi positivo de toda essa experiência. Pense não só no que conquistou como também no que fez durante essa jornada. No mais, após um objetivo alcançado, nada melhor que iniciar novos planos. Defina seu objetivo, suas metas, planeje e mantenha o foco. E lembre-se! O sucesso vem com o tempo e depende sempre das suas atitudes.

Leia também: 3 dicas para obter sucesso profissional

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.