Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Dia da Saudade: do que você mais sente falta na vida acadêmica?

30 de janeiro de 2019

Compartilhe esta notícia:

Se você é um profissional graduado que já cursa – ou se prepara para começar – uma Pós-Graduação, certamente já se pegou lembrando dos tempos de faculdade. E para muitos, essas lembranças trazem enorme saudade.

Independente do contexto de poder se dedicar exclusivamente aos estudos, ou já ter de trabalhar para custeá-los, o período de Graduação costuma ser uma época marcante para a maioria das pessoas. Afinal, é um tempo de planos, aspirações, expectativas e, claro, um universo de novos conhecimentos!

A Graduação pode ter sido especial (ou não), mas o tempo não para e haverá um dia em que você provavelmente sentirá saudade de – pelo menos alguns – aspectos da sua vida atual. E se você já cursa, ou não, uma Pós-Graduação, veja a seguir as principais diferenças entre essas duas épocas e decida do que sente – ou sentirá – saudades. Vamos lá?

Quando a Pós-Graduação virá?

Você pode até achar que vai querer distância dos estudos por um bom tempo após a sua colação de grau. Afinal, a ideia agora é arranjar um emprego na área ou, num cenário melhor, ser efetivado pela organização onde você faz estágio. Mas, não se engane.

A necessidade – e vontade – de continuar os estudos virá mais rápido do que você pensa. Ao iniciar sua vida profissional, certamente você perceberá suas vocações dentro da carreira. E para exercê-las com excelência – e reconhecimento – você terá de se especializar.

A boa notícia é que o seu interesse e curiosidade pelos assuntos da Pós vai fazer do ato de estudar bem mais prazeroso.

Saudade da biblioteca?

Que bom! É provável que durante a sua Pós-Graduação ela se torne a sua segunda casa. A rotina de um estudante de Pós-Graduação é repleta de leitura. E muitas vezes as rotinas profissional e familiar parecem competir com essa rotina.

É bem verdade que muitos estudantes de Graduação já têm de lidar com esse contexto. Mas, nos cursos de Pós-Graduação essa é a situação da maioria. E nada melhor do que uma biblioteca com um ambiente adequado para estudar sem interrupções.

Se tiver WI-FI e tomada para o notebook então… é o paraíso! Levando em consideração que, atualmente, os cursos de Pós-Graduação a Distância são a escolha da maioria dos profissionais que precisam superar uma rotina atribulada para dar continuidade ao desenvolvimento profissional, as bibliotecas se tornam locais ainda mais especiais. Acredite: um dia você sentirá saudade dela!

A ressignificação do termo “fim de semana”

Sim, uma Pós-Graduação exige esforço e algumas renúncias, lide com isso! Se antes os fins de semana eram os dias de descanso, lazer e compromissos sociais e familiares, essa definição terá de mudar um pouco.

Agora, é o tempo livre para estudar, colocar as leituras indicadas pelo tutor em dia e, a partir de determinado tempo na sua Pós. Mas, não se assuste! Com planejamento e certa dose de disciplina, você conseguirá avançar nos estudos e ainda reservar algum tempo para o descanso e lazer.

Uma boa dica é reservar as manhãs de sábado e domingo para os estudos (claro, após uma boa noite de sono). Além de você estar com a mente descansada e mais apta a absorver conhecimentos pelas manhãs, a maioria dos compromissos sociais nos fins-de-semana são a partir da hora do almoço.

Assim, se em vez de passar a manhã à toa assistindo TV, melhor você já adiantar seus compromissos e aproveitar o reto do tempo sem nenhuma pendência martelando em sua cabeça.

 Trabalhos mais complexos

Se na Graduação os trabalhos têm abordagens mais superficiais, os cursos de Pós-Graduação as reflexões são mais profundas. Nessa nova fase acadêmica o estudante deve buscar pesquisas publicadas em artigos científicos atuais e dar mais aprofundamento à abordagem.

Um boa Pós-Graduação costuma ser marcada por muita leitura. Se você gosta de ler ou tem interesse pelo assunto de sua Pós, mais um aspecto para sentir saudade no futuro.

Bem, esperamos que as reflexões do texto façam sentido para você. A vida acadêmica tem diferentes fases, cada qual com suas peculiaridades. Seja qual for a etapa na qual você se encontra, há sempre o que vai deixar saudade. O importante é continuar avançando sempre e sabendo apreciar o que cada fase tem de especial.

LEIA TAMBÉM:  Afinal, quem pode fazer pós-graduação? Saiba mais neste post!

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.