Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Dia do Atletismo: conheça a atividade e como praticá-la

9 de outubro de 2017

Compartilhe esta notícia:

O atletismo é uma das modalidades desportivas mais completas e exigentes que um indivíduo pode praticar. A sua realização implica que um atleta esteja na sua melhor forma física e psicológica, uma vez que essa é a única maneira de conseguir conquistar títulos e troféus. Saiba o que é o atletismo e como o praticar e dedique-se a um desporto de eleição.

O que é o atletismo

O atletismo é um conjunto de desportos que é constituído por três modalidades principais: corrida, salto e lançamento. Trata-se de uma atividade desportiva que pode ser realizada em pista (corrida), em campo (salto e lançamento) e em provas mistas, isto é, tanto em pista como em campo, como o heptatlo e decatlo, provas de pedestrianismo como as corridas de rua e maratonas, provas de corrida de campo cross country, corridas de montanha e provas de marcha atlética.

O atletismo na história

Nos primeiros Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, realizados em 776 AC, já existiam provas de atletismo, como as corridas e os lançamentos de peso. Durante muito tempo, o pentatlo foi a principal modalidade das Olimpíadas, mas, atualmente, a corrida, o lançamento e o salto têm igual importância.

A organização mundial que rege o desporto é a Associação Internacional das Federações de Atletismo, cuja sigla em inglês é IAAF. Ela foi fundada em 1912 e tem sede em Londres, Inglaterra. Esta entidade define as regras principais de cada modalidade e valida os números e as marcas/recordes dos seus competidores.

As provas de atletismo

O atletismo é um desporto que apresenta várias provas para atletas masculinos e femininos. Das mais importantes, destacam-se as demais:  corridas individuais de 100, 200, 400, 1.500, 5.000 e 10.000 metros; 110 e 400 metros barreiras; 3.000 metros obstáculos; 4×100 e 4×400 metros; marcha de 20.000 metros; salto em atura; salto com vara; salto em comprimento; triplo salto; arremesso do peso; lançamento do disco; lançamento do dardo; lançamento do martelo; decatlo e pentatlo e muitas mais.

As provas de atletismo podem ser realizadas por atletas infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos e, normalmente, decorrem em estádios ou em espaços ao ar livre.

As pistas de atletismo

  • As pistas de atletismo devem ter oito faixas, cada uma delas com 1,22 metros de largura. A soma de todas as faixas deve corresponder à largura mínima de 10 metros. Uma pista de atletismo oficial deve ter duas retas e duas curvas, com 400 metros de comprimento na faixa interna mais próxima do centro e 449 metros na faixa externa mais afastada do centro.
  • Nas competições de curta distância os atletas devem permanecer nas suas faixas, ao passo que nas provas longas, os competidores podem mudar de faixa e assim evitar percursos mais longos.
  • Nas competições com barreiras, a altura da mesma varia de acordo com o sexo dos competidores. Nas provas masculinas a altura da barreira é de 1,06 metros, ao passo que nas competições femininas a altura é de 0,84 metros. Este tipo de corridas tem 10 obstáculos por prova.
  • Para ser considerada uma pista coberta, é necessário que o recinto seja coberto e que tenha iluminação suficiente. A temperatura e a ventilação devem estar de acordo com as condições mínimas satisfatórias para uma competição. Deverá conter uma pista oval de 200 metros, uma pista reta de 60 metros para corridas de velocidade e com barreiras, áreas de queda para as provas de salto, espaço permanente ou temporário com um círculo e área de queda das provas de lançamentos. Por outro lado, a superfície do piso de uma pista coberta deve ser de material sintético ou de madeira.

Materiais necessários para a prática do atletismo

O atletismo é um desporto de baixo custo que está acessível a todos os que queiram praticar algum tipo de atividade física. Para o realizar em segurança, basta reunir os materiais seguintes:

  • Sapatilhas confortáveis
  • Camisola, calção ou fato de treino
  • Cronômetro
  • Chapéu, óculos de sol e protetor solar

Tenha em consideração que em algumas provas, como por exemplo nas competições de lançamento, os equipamentos podem ser levados pelos próprios atletas, mas, na maioria dos casos, são disponibilizados pela organização do evento.

 

TEXTO: desportolandia.com

LEIA TAMBÉM: 

5 equívocos que mantém você preso na sua zona de conforto

Conheça o curso de Pós-Graduação EAD em Atletismo

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.