Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Dia do Biomédico

20 de novembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

No dia 3 de agosto de 2006, foi sancionada pela Presidência da República, a Lei nº 11.339 que regulamenta a profissão de Biomédico. Também foi instituído a ser comemorado no dia 20 de Novembro, o dia do Biomédico.

Esse profissional atua de maneira fundamental nos diagnósticos médicos ao realizar análises físico-químicas e microbiológicas, atuando no tratamento de doenças (causas e meios de tratamento) que acometem o saneamento do meio-ambiente.

[tweetable alt=””]O biomédico identifica, classifica e estuda microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas.[/tweetable] Esse profissional também planeja e executa pesquisas científicas em instituições tanto públicas como privadas, na área de sua especialidade profissional.

Para exercer o cargo de biomédico é necessário concluir o curso de ensino superior em Ciências Biológicas, mas na modalidade médica, mais conhecida atualmente como Biomedicina. Na faculdade o graduando estudará disciplinas como fisiologia, bioquímica, biologia molecular, patologia e genética.

Mercado de trabalho

As áreas mais comuns de atuação desses profissionais são hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde. Atua também em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos. Uma pequena parcela desses profissionais também segue a carreira acadêmica, lecionando ou fazendo pesquisa.

Boas perspectivas de carreira têm surgido para os Biomédicos nas áreas de toxicologia, hematologia, citopatologia e em clínicas especializadas em quimioterapia. A abertura de novos concursos públicos direcionados para a área de criminalística também aumentaram. Outra área que merece destaque é  biomedicina estética, que demanda muitos profissionais especializados para atuar em clínicas particulares que oferecem tratamentos para a pele.

Conheça nossos 19 cursos de especialização na área de Biomedicina, e comece já a sua pós-graduação!

Veja também: 6 razões para sorrir mais

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.