Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Dia do Doador de Sangue

25 de novembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi criada a partir do decreto de Lei nº 53.988, no dia 30 de junho de 1964.

[tweetable alt=””]O objetivo da data é conscientizar e sensibilizar a população sobre a necessidade de se doar sangue [/tweetable]e em especial, agradecer aos milhões de doadores voluntários pela sua disposição em contribuir para salvar a vida de inúmeras pessoas. Apenas uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população, Entretanto, no Brasil, o número de doadores está abaixo do recomendado, não chegando a 2%.

Se você ainda não é um doador voluntário de sangue, mas deseja se tornar, confira os requisitos básicos para doar:

  • Ter entre 18 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Boas condições de saúde;
  • Não estar em jejum no momento da doação (apenas evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem o procedimento);
  • Não estar grávida nem amamentando (nos últimos 12 meses);
  • Levar um documento oficial de identidade com foto;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação);
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Procedimento rápido e indolor

Doar sangue é um procedimento simples, rápido e seguro. Durante a doação é retirado aproximadamente 450 ml de sangue, e a coleta é feita por profissionais capacitados, sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem estar do doador. O ambiente deve ser limpo e confortável e o material descartável. Todo o processo da doação de sangue leva em torno de 55 minutos.

A quantidade doada não ultrapassa 10% do volume de sangue em circulação no corpo, e é rapidamente reposta pelo organismo.

Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias que necessitam constantemente passar por esse processo. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam um banco de sangue suficiente para atender toda população.

Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor. Que tal comemorar esse dia se tornando um doador voluntário? Procure o hemocentro mais próximo e faça a sua doação!

Veja também: Benefícios da Leitura

 

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.