Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Você conhece o mercado de trabalho de um filósofo?

16 de agosto de 2017

Compartilhe esta notícia:

Neste dia 16 de agosto se comemora o Dia do Filósofo. Diferente do que a imagem acima representa, um filósofo pode atuar em diversas frentes com todos os seus conhecimentos e não se limita a esse caráter “zen” esteriotipado em histórias de antepassados. Em resumo, o filósofo investiga e questiona a essência e a natureza do universo, do homem e de fatos, por meio de análise, reflexão e crítica. Este bacharel estuda as grandes correntes do pensamento e a obra dos principais filósofos. Ele reflete sobre questões éticas, morais, políticas, metafísicas e epistemológicas, além de buscar compreensão teórica de conceitos, como os de espaço, o tempo e a verdade. Pode fazer pesquisas e prestar consultoria para instituições científicas, artísticas ou culturais. E é habilitado a implantar projetos educacionais em escolas e empresas.

O que você pode fazer

Crítica

Analisar obras artísticas e escrever artigos sobre elas. Analisar a sociedade, sua evolução e questões éticas, culturais e políticas.

Ensino

Lecionar em escolas de Ensino Médio, com licenciatura. Para dedicar-se ao Ensino Superior, é preciso ter uma pós-graduação.

Pesquisa

Desenvolver estudos acadêmicos sobre diversos temas nas áreas de lógica, filosofia da ciência, ética, estética, filosofia da arte ou da política, entre outros.

Mercado de Trabalho

A obrigatoriedade da disciplina no Ensino Médio, em todas as escolas particulares e públicas, ajudou a expandir o mercado para o licenciado em Filosofia em todo o país. Para os bacharéis, a docência em universidades ainda é um caminho natural. Mas o campo de atuação se amplia. Com domínio de línguas estrangeiras, por exemplo, o bacharel em Filosofia pode concorrer a bolsas de pesquisa em universidades ou trabalhar no ramo de tradução de obras clássicas. A formação em Filosofia pode ser o diferencial competitivo em carreiras como as de jurista, psicólogo, neurocientista e linguista. Graduados em Filosofa são requisitados para atuar em grupos interdisciplinares de pesquisa em ciências cognitivas e neurociências, bem como no campo da bioética – que estuda as questões éticas surgidas, principalmente, do avanço das ciências biológicas e médicas. Em ONGs, eles são procurados para atuar com profissionais de outras áreas, na implantação de projetos que visem à transformação da realidade social de determinados grupos da sociedade. O filósofo também é solicitado para proferir palestras em empresas sobre transformações da realidade, motivação, sentido para a existência no trabalho e relação entre família e trabalho. Os bacharéis também encontram trabalho em instituições culturais do governo ou naquelas mantidas por ONGs e pela iniciativa privada.

Cursos de Pós-Graduação

Outra possibilidade para os interessados em filosofia é investir em cursos de Pós-Graduação para inserir-se na área ou especializar-se, e colocar-se a frente no mercado de trabalho. No programa Wpós, temos seis cursos disponíveis para você. Confira:

 

TEXTO: Guia do Estudante

LEIA TAMBÉM:

15 regras de ouro da ética profissional

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.