Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Dia Internacional da Terceira Idade

1 de outubro de 2015

Compartilhe esta notícia:

No dia 1º de outubro comemora-se o [tweetable alt=””]Dia Internacional da Terceira Idade[/tweetable], data criada pela [tweetable alt=””]Organização das Nações Unidas (ONU)[/tweetable] com o objetivo de promover a discussão sobre os direitos e condições de vida da população da terceira idade.

Sabemos que a expectativa de vida já aumentou consideravelmente comparada há alguns anos. O número de idosos cresce rapidamente. Nas últimas três décadas, o número dobrou. Em 2050, a população mundial de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a um total de dois bilhões, o que significará uma importante mudança no perfil demográfico no mundo.

O desafio agora é garantir a qualidade de vida desses idosos e que as próximas gerações envelheçam de forma saudável, com independência e direitos que deve ser-lhes garantida, como: Ter acesso a recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade, poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físico ou mentais, ser tratado com justiça, poder determinar em que momento deve afastar-se do mercado de trabalho etc.

Desde 2004 o Brasil tem leis para proteger os idosos. Elas fazem parte do Estatuto do Idoso. Segundo ele, todo cidadão com 60 anos ou mais deve ter desconto de 50% nas atividades culturais e educativas; programas nos meios de comunicação com conteúdos culturais e educativos sobre o processo do envelhecimento e gratuidade nos transportes públicos urbanos, entre outros benefícios. O Estatuto garante também penalidades para quem mostrar imagens que desrespeitem as pessoas mais velhas ou para quem abandonar o idoso sem assistência.

Envelhecer bem

A terceira idade chega cheia de desafios para aqueles que nem ingressam.  Falta de energia, problemas relacionados á saúde, e mudanças inevitáveis do corpo podem comprometer a qualidade de vida do idoso, deixando a pessoa desmotivada. Entretanto, envelhecer bem, nada mais é do que a soma de alguns fatores como: alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e manter distância de vícios como cigarro e álcool, afirmam os especialistas.

Porém, a maior e talvez a principal dica para a longevidade é ter a mente aberta para levar a vida com mais leveza. Podemos controlar a maneira como aceitamos os problemas. Se olharmos com positividade para as situações que nos desagradam, a vida fica menos pesada, mas se apenas lamentamos o tempo todo, só agravamos mais o problema, podendo ainda trazer outros como consequência.

Oportunidades                                                              
Na área de Saúde, a busca por profissionais com especialização em Saúde do Idoso e Gerontologia está em alta. O motivo é o envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida. A área de Estética e Cosmetologia é imune à crise e por isso está em constante busca por profissionais especializados. Confira AQUI alguns cursos na área de saúde e bem-estar relacionados à terceira idade.

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.