Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Dia Nacional dos Surdos: capacitação em LIBRAS é diferencial para profissionais de diversas áreas

26 de setembro de 2017

Compartilhe esta notícia:

Hoje é celebrado o Dia Nacional dos Surdos. A data escolhida – que tem por objetivo incentivar a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva – é comemorada em 26 de setembro em homenagem a criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a escola é referência nacional na educação de deficientes auditivos. No entanto, existem controvérsias quanto ao dia a ser celebrado, pois dois dias depois, no dia 28 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Surdo.

Segundo o último Censo cerca de 9,7 milhões de brasileiros são deficientes  auditivos. Eles são representados pelo “Setembro Azul”, sendo esta a cor escolhida para representar a comunidade surda. Além do simbolismo do período, são necessárias ações para que ocorra a melhor inserção dos surdos na sociedade. Uma das principais conquistas dos deficientes auditivos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.

Apesar do avanço, a comunidade de deficientes auditivos ainda tem uma série de desafios. E talvez um dos principais seja a falta de profissionais habilitados para lidar com suas necessidades. Por isso, o tradutor ou intérprete da LIBRAS é cada vez mais requisitado no mercado de trabalho. Nesse sentido, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, além do público em geral, que possuem especialização em LIBRAS, estão um passo à frente dos demais profissionais.

Atualmente a maior demanda por intérpretes concentra-se nas escolas e universidades. Entretanto, a demanda por estes profissionais vem crescendo muito. Além da inclusão escolar, há uma série de outras leis que determinam o tratamento adequado para os surdos em diversos campos da sociedade. A transmissão de informações oficiais ou de campanhas eleitorais e alguns tipos de propagandas e eventos, por exemplo, precisam obrigatoriamente ser traduzidas para os surdos. Além disso, ainda existe um enorme mercado a ser explorado: hospitais, prefeituras, delegacias, supermercados, centros de formação de condutores, concursos públicos, são inúmeros os espaços frequentados pelos surdos que requerem a presença de um tradutor.

Aqueles que quiserem se especializar para atuar na área de atendimento à pessoa com deficiência auditiva e surdez podem fazer uma Pós-Graduação em LIBRAS. A Faculdade Unyleya oferece o curso online que capacita o aluno para atuar como professor de LIBRAS, além de atuar como tradutor e intérprete de língua de sinais. O curso aborda ainda as especificidades da identidade e cultura da comunidade Surda no Brasil, além da legislação pertinente à área e os aspectos educacionais da educação de alunos surdos.

VEJA TAMBÉM: Qual o verdadeiro potencial da educação para mudar o mundo?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.