Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Dicas para estudar em qualquer lugar

8 de maio de 2019

Compartilhe esta notícia:

Um das maiores vantagens da educação a distância você conhece: organizar seu horário de estudo com total autonomia. Mas há quem ainda demonstre dificuldade em fazer desta autonomia produtiva.

Muita liberdade pode resultar em procrastinação. Como criar uma boa rotina para estudar em qualquer lugar, onde for possível, de acordo com as condições existentes?

No artigo de hoje damos dicas valiosíssimas para você não perder o foco e manter o ritmo de estudo. Confira!

 

Reveja seus compromissos

Analise bem os seus compromissos fixos e aproveite os intervalosEsta é a primeira grande dica. Vamos supor que você acorda e vai para academia. Em seguida, vai para o trabalho, onde fica por volta de 9h. À noite, retorna para casa e se depara com novos compromissos domésticos.

Quais intervalos disponíveis? Já pensou que, no caminho para a academia e na própria academia, você pode ir ouvindo um conteúdo? É comum vermos pessoas de fones nas academias. Você não precisa de aulas em áudios, necessariamente.

Mas você mesmo pode ler conteúdos para si, resumos e anotações e gravar em áudios. Esse, então, seria o seu momento de fixação.

No trabalho, as prioridades são outras. Mas até chegar a ele, você pode, tanto continuar ouvindo seus áudios gravados, como, no caso de quem usa ônibus, ir lendo algum conteúdo (para a leitura, certifique-se de que você não passa mal com leituras em movimento). O mesmo vale para o intervalo de almoço e na volta para casa.

 

Tenha sempre em mãos o seu material

O bom de estudar a distância é que, geralmente, os alunos sempre têm o conteúdo com fácil acesso pelos seus smartphones. “Ah, mas é horrível fazer leituras longas pelo celular”. De fato, pode não ser tão interessante.

Por isso, você já conhece o leitor de livros digitais? Para quem é adepto das tecnologias, este é o grande queridinho. São pequenos, leves e fáceis de carregar.

É possível adaptar a luz da tela, conforme a preferência, inclusive deixando-a sem iluminação alguma, com a mesma visibilidade de um livro físico. Não tem o inconveniente de segurar páginas ou ajustar um livro com as mãos, de acordo com a luminosidade.

É possível aumentar a fonte ou reduzi-la, grifar partes importantes e fazer comentários. Neste leitor, você compra livros digitais a preços bem mais acessíveis, mas também consegue baixar seus próprios conteúdos.

Ou seja, uma vez que esteja com os conteúdos das aulas disponíveis, basta passar para o leitor e levá-lo por todo canto. Desta forma, qualquer intervalo, imprevisto, tempo em filas etc pode se tornar extremamente produtivo.

 

Conheça-se

“Tenho dificuldade para me concentrar em lugares movimentados e barulhentos. Não consigo estudar sem um ambiente preparado. ”

Identificou-se? Muitos apontam este problema e alegam que, por isso, não conseguem estudar com qualidade e obter sucesso em seus cursos a distância.

Para casos assim, a dica é: tenha equilíbrio e conheça-se. Não precisa se tornar obcecado com cada intervalo do dia, até porque em algum deles você pode estar simplesmente conversando com um colega, descansando, resolvendo um problema ou outras coisas. Mas se o tempo é escasso, você precisará ser estratégico.

Se a concentração não é o seu forte, deixe as leituras intensas para o momento em que consegue sentar e dedicar-se integralmente a elas, longe de distrações.

Pode ser a hora que consegue se isolar em casa, iluminar bem uma área, deixar a água do lado, computador, caderno e canetas à disposição. Se você consegue ter este momento a seu modo, os intervalos poderão ser aproveitados apenas para revisões das anotações feitas ou para a realização de exercícios.

Pode ser também o momento de pegar uma folha em branco e colocar no papel o que foi estudado no dia anterior, verificando, assim, o quanto você registrou do conteúdo e o que você precisará estudar mais.

Outra dica é dedicar esses intervalos a vídeos/leituras extracurriculares, mas que estejam dentro da temática. Essa é uma excelente forma de estudar, pois estará, sobretudo, familiarizando-se com o tema de forma mais natural e espontânea.

 

LEIA TAMBÉM:  Jornada dupla: como se organizar e manter a produtividade

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.