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Dicas para impulsionar sua carreira em 2016

18 de fevereiro de 2016

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Apesar de o ano já ter começado há alguns meses, a autoanálise e a elaboração de estratégias para o crescimento profissional são atitudes atemporais de qualquer pessoa que leva a carreira a sério. Reunimos aqui algumas dicas para facilitar seu processo de desenvolvimento.

Dividimos o planejamento em três pontos que merecem sua atenção: autoconhecimento, autenticidade, visibilidade / construção de relações profissionais. Confira!

Autoconhecimento

A construção de um profissional bem sucedido envolve autenticidade e ser o melhor que se pode ser.

Seja um observador neutro de si mesmo. Observe suas ações, interações e auto apresentação.  Pergunte a si mesmo: é essa a impressão que desejo passar? Descobrir sua marca pessoal envolve introspecção para identificar seus valores, paixões e talentos que diferenciam você dos demais. Para isso, não se esqueça de observar e avaliar sua própria história. É uma forma eficaz de identificar seus erros e acertos, além de ajudar muito na construção do profissional que você quer ser. A partir dessa observação, você terá mais facilidade para partir para a próxima etapa: descrever o trabalho que seria ideal para você.

Esse é um excelente exercício para avançar em sua carreira. Descreva mais do que tarefas e responsabilidades. Incorpore empresas que você admira, cultura empresarial, salário e outros detalhes que julgar importantes. Essa clareza ajudará muito na elaboração de suas estratégias.

Outra dica importante é jamais permitir que outros o definam. Apesar de serem importantes os feedbacks de outros para sua auto percepção, ninguém conhece sua história melhor do que você. Por isso, tome cuidado. Saiba ouvir, mas também saiba filtrar (com honestidade e humildade, claro).

Autenticidade

Ser autentico profissionalmente não é simplesmente expressar opiniões em cada situação ou regurgitar detalhes íntimos em cima de todos à sua  volta. Trata-se da capacidade de avaliar e apreciar sua personalidade reconhecendo suas virtudes e fraquezas, integrando esse conhecimento à sua “persona” profissional. A partir daí, deve-se usar suas qualidades e corrigir suas fraquezas para, apoiar seus objetivos profissionais.

Os profissionais autênticos têm algumas características comuns:

Conhecem suas personalidades (como descrito na parte de autoconhecimento).  Eles sabem quem são, e para onde estão indo. Sabem o que já realizaram e o quais são os próximos passos que desejam dar.

Conhecem os próprios valores e tomam suas decisões de forma coerente com o que desejam. Autenticidade consiste em reconhecer a própria essência e se apoiam nela. Cada decisão se baseia com os próprios valores.

Reconheça seus limites, tanto pessoais como profissionais. Na busca da autenticidade, profissionais determinam de forma saudável seus limites. Eles sabem quando algo deve ser compartilhado na busca por feedback e ajuda e quando algo deve ser mantido em sigilo. É importante também respeitar os limites dos outros e esperam a mesma atitude de seus colegas e contatos.

Saiba discernir entre críticas construtivas e negativas e aprenda com elas. Quando alguém faz críticas maldosas, saiba simplesmente não se deixar afetar. Por outro lado, feedbacks construtivos devem ser usados para o crescimento e mudanças necessárias.

Conheça sua identidade e limites, mantenha seus valores e tire um tempo para auto avaliações. Quando você conhece bem sua personalidade (acredite, nem todos conhecem bem a si próprios), você poderá trazer suas aptidões, qualidades e experiência para o ambiente do trabalho. É quando a autenticidade trabalha a seu favor. Você crescerá profissionalmente, ganhará respeito e alcançará mais do que pensou ser possível.

Visibilidade / construção de relações profissionais

Negócios acontecem a partir de contatos profissionais. Aumentar e melhorar seu network é nutrir seu crescimento profissional. A melhor estratégia para estabelecer contatos profissionais consistentes é construir relações sólidas, cultivá-las e oferecer o mesmo tanto que recebe. Veja algumas atitudes simples que podem ajudar você nesse processo.

Se a empresa na qual você trabalha funciona em um prédio grande, use rotas diferentes para entrar e sair de sua sala. É uma boa oportunidade de reestabelecer contato com pessoas que você já conhece e fazer novas amizades. Mostre-se sempre amigável e aberto a interações. Se você pretende ingressar em um novo departamento da empresa (ou mesmo numa nova empresa), procure conhecer os colaboradores e faça visitas regularmente ao setor (ou nova empresa).

Pratique a empatia. Desenvolva o hábito de tentar entender algo sob a perspectiva de outra pessoa.

Nunca seja arrogante. Às vezes o simples ato de rejeitar a ajuda de alguém pode ser interpretado como prepotência. Em vez disso, seja receptivo à ajuda oferecida pelos colegas. Dessa forma, você dará a eles a oportunidade de demonstrar suas habilidades, além de ajuda-lo a concluir mais rapidamente uma tarefa que poderia consumir muito mais da sua própria energia.

Network não se trata de ser famoso. Trata-se de ser seletivamente reconhecido. Defina  seu público alvo, ou seja, aqueles que podem decidir sobre sua carreira ou quem pode ter influência na busca de seus objetivos. Dedique seus esforços de construir sua marca pessoal a esses importantes grupos. Se você tenta ser visível ao mundo, estará dilapidando seus esforços.

Leia também: As 6 dicas que faltavam para você arrumar um novo emprego em 2016

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