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Como ter harmonia entre o trabalho e a vida pessoal

3 de agosto de 2018

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Atingir e manter a harmonia entre carreira e vida pessoal é o que qualquer profissional deseja. Afinal, o desequilíbrio entre esses dois aspectos da vida, certamente vai prejudicar os relacionamentos, a produtividade no trabalho e, por consequência, resultar em estresse.

Atualmente, as novas tecnologias proporcionaram um avanço sem precedentes na comunicação. O resultado disso é que grande parte dos profissionais sente dificuldade em separar a vida profissional da pessoal.

O motivo? Está cada vez mais difícil desconectar-se das questões do trabalho e a vida profissional deixou de se resumir às horas de expediente. O trabalhador atual passa a ser muito mais requisitado e, em contrapartida, acaba renunciando ao descanso que é fundamental para seu bem-estar e motivação.

A boa notícia é que o equilíbrio entre a carreira e a vida pessoal é possível. Na verdade, você tem mais controle sobre isso do que imagina.

Para que a sua vida pessoal e profissional sejam organizadas da melhor forma possível, sem que uma prejudique a outra,  é preciso planejamento.  Uma boa administração do tempo é essencial para quem deseja alcançar a estabilidade. No entanto, seu planejamento deve ser realista, ou seja, aplicável a sua rotina. Confira a seguir algumas dicas simples que podem ajudar você a encontrar o ponto de equilíbrio:

 

Aprenda a estabelecer prioridades

Pare de tentar resolver todas as questões de uma vez ou ficar pulando de uma atividade para outra. Defina quais são suas atividades prioritárias e que exigem dedicação exclusiva para determinado momento, tanto no trabalho, quanto fora dele. Dessa forma ficará mais fácil administrar seu tempo.

 

Aproveite seu tempo livre

Use o seu tempo livre para desenvolver qualquer atividade pessoal de seu interesse. Sair com a família ou amigos, fazer cursos, praticar algum esporte etc. A ideia é utilizar esse tempo de descanso para obter uma pausa e não pensar em questões relacionadas ao trabalho.

 

Não leve trabalho para casa

Todo profissional algum dia já precisou realizar atividades do trabalho em casa, o problema é quando a exceção acaba tornando-se um hábito. Levar constantemente questões do trabalho para casa pode prejudicar as relações pessoais, bem como causar estresse.

 

Seja paciente

O equilíbrio desses pontos exige muito esforço e disciplina de todos os indivíduos, por isso, procure aperfeiçoar-se constantemente e tenha em mente que é gradativamente que as mudanças acontecem na nossa rotina, já que nenhuma mudança no estilo de vida é implementada da noite para o dia.

 

Em resumo

E nessa constante disputa entre o profissional e o pessoal, podemos entender que um não funciona sem o outro e, por isso, os interesses devem caminhar sempre juntos, para que não haja conflito. Se sentir realizado não significa apenas ser bem remunerado, ou viver para cuidar da família, significa encontrar um ponto de equilíbrio, onde conseguimos ponderar nossas atitudes e realizar os compromissos de forma saudável, sem que ninguém seja prejudicado e todos saiam ganhando.

O resultado será uma pessoa plena e feliz com uma melhor qualidade de vida e preparada para enfrentar os novos desafios que a vida impõe.

Leia também:  Sua vida pessoal e profissional estão em equilíbrio? Descubra!

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