Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Diga adeus ao desemprego! Dicas para conseguir um novo trabalho

31 de maio de 2016

Compartilhe esta notícia:

Em momentos de incertezas na economia, a procura por uma nova oportunidade de trabalho pode ser ainda mais difícil. Porém, não é impossível! Quando o surgimento de novas oportunidades está reduzido, cabe aos profissionais buscarem novas estratégias para se reposicionarem com maior rapidez no mercado de trabalho.

Apesar da onda de desemprego e as previsões de recuperação ainda distantes, é importante que o profissional não desanime – manter a calma e o foco neste momento de perspectivas negativas torna-se um fator essencial.

“Observa-se um crescente desânimo no mercado profissional com a insatisfação dos profissionais por motivos variados, criando uma crescente busca por um reposicionamento no mercado no trabalho. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados antes de qualquer ação de procura de emprego ou mesmo de mudança”, alerta Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH.

Segundo o especialista, a ansiedade e o desespero tendem a dificultar ainda mais o raciocínio e apresentação de suas habilidades técnicas e comportamentais quando buscamos um novo emprego, por isso a palavra-chave é controle.

Celso reitera que a busca por reposicionamento não é tão simples, porém é bastante possível quando se tem planejamento. “Alguns passos são importantes para que essa busca tenha êxito, entre eles estar preparado em suas ações e construções de novas oportunidades”.

 

Confira os 7 passos para se reposicionar com maior eficiência no mercado de trabalho:

  1. Amplie sua rede de relacionamentos a cada momento, isto é, trabalhe seu networking lembrando que ele não deve ser utilizado somente nas necessidades. Esteja pronto também para ajudar e nunca deixar de ser lembrado.
  1. Defina a estratégia para que possa desenvolver sua apresentação de forma transparente, segura e que demonstre preparo.
  1. Crie interesse por parte do entrevistador, por meio de um currículo bem elaborado, com ordem e clareza na apresentação descrita e verbal, expondo seus objetivos e seu potencial.
  1. Cuidar da imagem pessoal também é muito importante. Trabalhe a autoestima e o amor próprio, pois primeiro temos que gostar de nós mesmos para depois gostarmos do que fazemos.
  1. Busque conhecimento e informações além de sua formação, a fim de manter-se atualizado diante das mudanças de mercado.
  1. Conheça as empresas que tem interessem em buscar oportunidades, analisando seus produtos ou serviços, estrutura e sua colocação de mercado.
  1. Tenha transparência e autenticidade, pontos que atraem as empresas. Não queira construir um personagem, seja você mesmo, demonstre o quanto tem valor nas competências técnicas e comportamentais.

Venda o seu peixe

Seja o seu próprio vendedor, ninguém melhor que você mesmo para apresentar suas qualificações e objetivos de forma atraente. Deixe o nervosismo de lado e não tenha medo de falar de si. Fale do seu entusiasmo com a função e demonstre estar aberto para novos desafios.

Aponte como você deseja estar no mercado de trabalho em um determinado tempo, contudo, não basta explicar que deseja ser um analista pleno, você deve explanar como pretender atingir tal objetivo, que investirá em especializações, por exemplo.

Para se destacar entre os profissionais, na hora da contratação, uma especialização sempre é bem-vinda. Aproveite a oportunidade para escolher a Pós-Graduação que irá alavancar sua carreira. São mais de 550 cursos distribuídos em 47 áreas de conhecimento e certificados pela Faculdade Unyleya.

Leia também: 7 Maneiras de impressionar o recrutador numa entrevista de emprego

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.