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E-mails corporativos: evite os 5 erros mais comuns

5 de abril de 2016

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email-locaweb_produtividade_panel-aboutAssim como qualquer comunicação no meio corporativo, a comunicação digital deve primar pela clareza e objetividade. As falhas em e-mails mal formulados podem causar prejuízos à instituição e à imagem do remetente. Por isso, a AVM Faculdade Integrada fez uma lista com os 5 erros mais comuns nas mensagens eletrônicas corporativas. Confira e veja se você não incorre em algum deles.

 

 

Falta de clareza

Muitas vezes, no afã de demonstrar cortesia (ou mesmo por dificuldades em se expressar), o autor da mensagem acaba redigindo uma mensagem ambígua além de alongar desnecessariamente o texto. É preciso entender que o tempo é um recurso precioso no meio corporativo e, portanto, a objetividade e clareza são a verdadeira cortesia.

Apego aos detalhes

Esse erro se assemelha ao erro anterior. Alguns profissionais desejam que a mensagem seja rica em informações e acabam incluindo dados desnecessários. Esse excesso de informações acaba desvirtuando o objetivo central da mensagem.

Incluir contatos que não precisariam estar copiados na mensagem

Além de causar o risco de interações desnecessárias, os e-mails copiados para pessoas alheias ao objetivo da mensagem desperdiçam o tempo de quem as recebe sem precisar. Afinal essas pessoas deverão abri-los para saber o porquê de os terem recebido. Outro problema é que esse excesso de interações (leia-se palpites de quem não tem nada a ver com a história) pode gerar extravios de anexos e outros problemas.

Transparecer emoções no texto

Ao redigir (ou responder) uma mensagem cujo assunto tenha causado irritação, você tem duas opções. 1. Espere a raiva ou descontentamento passar para então escrever o e-mail com as emoções sob controle. 2. Se a mensagem exige envio urgente, tente ao máximo não demonstrar suas emoções em relação ao assunto. Faça um texto asséptico, tomando cuidado para não usar ironias ou outros expedientes. Uma boa dica é pedir a um colega de confiança, que não esteja tomado por emoções, que leia a mensagem e avalie se o texto está apropriado.

Erros ortográficos

O texto que você escreve diz muito a seu respeito. Erros ortográficos podem demonstrar despreparo e, em alguns casos, como erros de pontuação, alterar o sentido do texto. Portanto, esteja atento à ortografia.

VEJA TAMBÉM: Dicas de português para aplicar no trabalho

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