Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Ensino a distância ajuda mães modernas a investirem em sua carreira profissional

8 de maio de 2015

Compartilhe esta notícia:

mae-empreendedora-1-580x386Desde o século XIX, com a consolidação do sistema capitalista, as mulheres se deparam com a realidade da dupla e até mesmo tripla jornada de trabalho, ou seja, além de ficarem encarregadas com os cuidados do lar e da família, também têm a necessidade de trabalhar. Segundo pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), os homens têm jornada de trabalho média de 52,9 horas semanais. As mulheres, de 58 horas (5,1 horas a mais). Isso equivale a 20 horas adicionais por mês, cerca de dez dias a mais por ano.

Outra pesquisa, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE (2014) revela que 88% das mulheres ocupadas, de 16 anos ou mais de idade, realizavam afazeres domésticos, entre os homens, este percentual era de 46%. A jornada de afazeres domésticos das mulheres era mais do que o dobro da observada para os homens (20,6 horas/semana para mulheres e 9,8 para homens).

Apesar de estarem constantemente sob pressão, as mulheres vêm conquistando seu espaço no mercado de trabalho ao mesmo tempo em que atuam como mães, esposas e donas de casa. Pesquisas mostram que no Brasil as mulheres são escolhidas para a maior parte das novas vagas. Coincidentemente, elas têm se preocupado mais do que os homens com a valorização do conhecimento. Mas uma das maiores dificuldades encontradas, é a falta de tempo para investirem em sua carreira profissional tendo que conciliar casa, filhos e trabalho.

Mercado de trabalho

Para permanecer no mercado de trabalho, é necessário estudar e se atualizar constantemente, o que na maioria das vezes implica em estar ausente, tanto durante o dia como a noite. Diante dessas dificuldades, a mulher que enfrenta dupla jornada, tem na Educação a Distância (EaD) a solução para amenizar a distância dos filhos, o deslocamento no trânsito, e a falta de tempo para os estudos.

A EaD se tornou um grande aliado para essas mães que não possuem tempo para ir á uma sala de aula regular todos os dias durante a semana. A maior vantagem do ensino a distância é a flexibilidade, já que o aluno tem total liberdade para organizar seu tempo de estudo de acordo com a própria rotina. A educação a distância revolucionou o sistema de ensino em todo o mundo, já que atrelada as tecnologias, permite novas formas de aprendizagem e troca de informações enriquecendo a experiência.

 

Já está mais do que provado que as mulheres são perfeitamente capazes de cuidar de si, de conquistar aquilo que desejam e de provocar mudanças no curso da sua própria história. Venha fazer parte desse time também! Confira nossa lista de cursos de pós-graduação e comece já a investir no seu sucesso!

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.