Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Entenda os sinais de que (TALVEZ) você será demitido

28 de junho de 2016

Compartilhe esta notícia:

Não adianta, as organizações precisam cortar e/ou substituir colaboradores por diversos motivos, e independente do momento em que ela está, afinal organizações passam por constantes mudanças que exigem novos resultados, novas medidas, e muitas vezes, novas pessoas. A culpa pode nem ser do profissional, como já dito, esta ocorrência é normal, mas será que existem sinais de que você será demitido?

Sim, existem diversos sinais que indicam que um profissional será dispensado, no entanto cada organização tem sua cultura e sua estratégia de mudança. Perder autonomia, por exemplo, em algumas situações significa que você poderá ser demitido, mas, em outras, indica mudança de atividades ou de área, por isso é preciso entender o contexto da situação antes de se desesperar.

E aí, não quer ser pego de surpresa? Confira os indícios de que você poderá ser demitido.

Dificuldade econômica do setor da empresa

O cenário econômico do país não é dos melhores, há retração em diversos segmentos, mas algumas áreas sofrem mais que outras e é bom observar de perto qual a situação do setor em que a empresa está inserida. Os setores que passam por mais dificuldades fazem diversos cortes e mudam todas as suas estratégias para passarem pela dificuldade econômica, por isso, cortes em empresas de setores em retração são comuns.

Estão reclamando do seu serviço

Pode ser o seu chefe, ou os colegas de trabalho, se estão reclamando com frequência do seu trabalho é um sinal claro de insatisfação. Procure conversar com seu superior e propor uma solução ou novas metas. Uma conversa franca pode te ajudar e lhe tirar de uma possível lista de cortes.

Você recebe menos trabalho

Os cortes em uma organização normalmente são planejados e informados aos líderes com antecedência, com isso os profissionais que serão demitidos começam a receber menos projetos e ter menos atribuições, pois as atividades deles começam a ser redistribuídas.

As pessoas estão diferentes

As equipes de uma empresa acabam desenvolvendo relações de coleguismo, desta maneira uns acabam conhecendo os outros e por isso é fácil identificar quando as pessoas já não te tratam da mesma forma. Algumas vezes pode ser impressão devido ao clima de tensão que demissões podem causar, mas este também é um forte indício de que você pode ser um dos profissionais a serem dispensados.

Reuniões? Não mais.

Se sua agenda sempre estava cheia de compromissos e reuniões e agora não acontece nada de novo, é hora de se preocupar. Normalmente profissionais que serão cortados perdem acesso a decisões estratégicas das organizações, por isso não são envolvidos em reuniões ou outros compromissos.

Vale lembrar que todas estas situações podem indicar uma possível demissão, mas organizações são extremamente complexas, por isso, não se desespere. Na dúvida, pergunte, se esforce, caso o seu trabalho seja importante e você não queira ser demitido lute por sua posição. As coisas podem mudar.

Leia também: 7 sinais de que está na hora de procurar um novo emprego

Fonte: Catho

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.