Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Entrevista de emprego: 7 perguntas comuns para testar sua inteligência emocional

15 de março de 2016

Compartilhe esta notícia:

entrevistaNo decisivo momento da entrevista de emprego, algumas perguntas podem ser feitas para testar sua inteligência emocional. Você já passou  por etapas da seleção, mas é neste momento que terá a chance de provar ao recrutador que tem o perfil que a empresa espera. Por isso, a AVM Faculdade Integrada separou sete perguntas frequentes para testar suas emoções e as melhores formas de respondê-las.

 

 

Confira:

  1. O que te incomoda mais nas pessoas?

A pergunta é direta e você deve respondê-la com sinceridade. Mas lembre-se também de relatar  como você costuma lidar com esse incômodo, e tente demonstrar que teve maturidade nessas ocasiões. Afinal, o recrutador quer mesmo saber se você é capaz de contornar situações que o desagradam.

  1. Conte sobre um dia em que tudo deu errado no seu trabalho

Mais uma vez, você pode ser sincero. Lembre-se, no entanto, de relatar como você foi capaz de contornar as más situações vividas nesse dia. Outra boa dica é demonstrar que essas lembranças não mais incomodam você, que está tudo superado. Durante seu relato, tome cuidado para não se deixar envolver pelas emoções vividas nesse dia.

  1. Fale sobre um colega de trabalho de quem você gosta e por que

Quando o recrutador faz essa pergunta, ele quer saber como você lida com suas relações interpessoais no trabalho. Seja sincero e aponte as qualidades da pessoa escolhida. Você pode até apontar características que não são especificamente profissionais e relatar uma história engraçada, desde que o fato não consista em  algo degradante para o colega ou para outras pessoas.

  1. Tem algo que você possa me ensinar?

Se o recrutador mencionar alguma situação específica, não há nada de errado em pedir mais alguns detalhes antes de elaborar sua resposta. Ele quer, na verdade, que você demonstre segurança ao responder de acordo com a sua própria experiência. Se a pergunta for aberta, não tenha medo de falar sobre um assunto que você realmente domine. Só tome cuidado para não parecer arrogante.

  1. Fale de alguém que você admira

Não há resposta específica para essa pergunta. Você está livre para mencionar qualquer pessoa. Só tente escolher alguém cujas qualidades seriam pertinentes à cultura da empresa. Enumere essas qualidades e esteja pronto a mencionar, de forma imparcial, os defeitos dessa pessoa, caso o recrutador peça.

  1. Fale sobre uma realização da qual você tem orgulho

Essa pergunta é muito comum. Se for possível mencionar alguma realização profissional, melhor ainda. Mas, caso a pergunta seja abrangente, é aceitável que você fale sobre uma realização pessoal. Não se esqueça, entretanto, de dar os devidos créditos às pessoas que o ajudaram nessa realização.

  1. Se você fosse um empresário, qual o perfil de colaboradores gostaria de ter?

A ideia do recrutador é aferir o que você valoriza em outras pessoas. Reflita sobre as características que você julga positivas e esteja pronto para justificar cada uma delas. Saiba especificar também uma medida razoável no seu apreço por pessoas e resultados.

Com informações do site Catraca Livre.

Veja também: As sete frases que não devem ser ditas numa entrevista de emprego

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.