Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Especialistas alertam para importância da qualificação profissional

23 de abril de 2014

Compartilhe esta notícia:

Especialistas alertam para importância da qualificação profissionalA escassez de mão de obra e a importância da educação na qualificação profissional são tema de debate na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), do Senado Federal. Para os especialistas, o grande desafio é buscar equilíbrio entre oferta e demanda do mercado, com investimento nos cursos técnicos profissionalizantes, na educação básica e na ampliação da pós-graduação.

O coordenador do Curso de Ciência da Computação do Centro Universitário de Brasília (Uniceub), Paulo Rogério Foina, sugere uma política de longo prazo que viabilize os investimentos necessários para a educação. Para evitar que profissionais como engenheiros e cientistas ocupem cargos técnicos, pela falta de mão de obra especializada, o professor indica a valorização do trabalho técnico e o incentivo à parceria empresa-escola.

Pós-graduação

A importância da transferência de conhecimento acadêmico para o setor produtivo foi apontada pelo diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Lívio Amaral.

O número de cursos de pós-graduação cresce em torno de 20% a cada três anos. Educação de qualidade, reconhecida internacionalmente – como o Programa Ciências Sem Fronteiras – no entanto, é “acessível a uma minora”, lamenta Lívio Amaral. Nesse sentido, a Capes começa a investir na formação de professores com a distribuição de bolsas, para melhoria da qualidade do ensino fundamental e médio.

Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no MEC, 10% dos alunos que se formam hoje no Brasil fazem uma pós-graduação. Os cursos escolhidos são lato-sensu, especialização e MBAs. São cursos mais voltados para o aperfeiçoamento e atualização profissional. Atualmente, há mais de 125 mil opções de cursos no Brasil.

Parta a consultora de carreira, Adriana Gomes, o mercado exige profissionais cada vez mais bem preparados e a pós-graduação é um diferencial, mas ela alerta “o profissional pode vivenciar um pouco mais a experiência do mercado de trabalho para conhecer um pouco mais da profissão que ele escolheu e, aí sim, poder escolher uma pós-graduação com alguns focos. Quanto mais experiência ele tiver, melhor, porque assim, quando ele terminar a graduação, pode dizer que se identifica com a área. Ele tem uma bagagem de vida maior, que permite com que ele faça uma escolha que seja muito mais consciente e adequada”, opina.

Conheça os cursos de Pós-Graduação a Distância da AVM Faculdade Integrada. São 39 áreas de conhecimento com os mais diversos cursos oferecidos por meio do programa wPós. Confira! Especialize-se!

Fonte: Agência Senado

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.