Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Especialistas apontam as quatro áreas mais promissoras para os próximos dez anos

16 de julho de 2013

Compartilhe esta notícia:

Especialistas apontam as quatro áreas mais promissoras para os próximos dez anosEstudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou as carreiras universitárias e técnicas que registraram maior expansão no Brasil entre 2009 e 2012. Baseada na pesquisa, a Revista Veja, em parceria com especialistas da Fundação Getulio Vargas (FGV), traçaram um panorama das quatro áreas profissionais mais promissoras.

Para os especialistas, as carreiras que prometem demandar mais profissionais nos próximos dez anos fazem parte de quatro grandes áreas da economia que apresentam boas perspectivas de crescimento. São elas: saúde, educação, tecnologia da informação e comunicação (TIC) e engenharia.

Saúde

As carreiras da área da saúde devem registrar aumento significativo do número de vagas nos próximos anos, segundo os especialistas. A principal razão disso é a melhoria do padrão de vida da parcela mais pobre da população brasileira.

Para Bráulio Borges, economista-chefe da LCA Consultoria, além da carência de profissionais em regiões periféricas, há déficit de especialistas com formação na área. Por conta disso, especialistas apontam que, na área de saúde, os cargos em alta serão de médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, técnicos em próteses, imobilizações ortopédicas, odontologia, óptica e estética.

Educação

Como ocorre na área de saúde, déficits passados combinados a maior investimento das famílias devem impulsionar o setor. De acordo com a pesquisa do Ipea, a taxa de atendimento escolar à população de 4 a 17 anos aumentou, passando de 83,8%, em 2000, para 92%, em 2011. No entanto, o Brasil ainda possui um contingente de mais de três milhões de crianças e adolescentes fora da escola (dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Panad 2011).

A empresa global de seleção e recrutamento Page Executive apontou que haverá um aumento na busca por profissionais qualificados para ocuparem cargos de professores, de todos os níveis educacionais (educação infantil, fundamental, média e superior), diretores e gestores.

Tecnologia da Informação

A área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) é talvez a maior aposta de economistas e consultores para a próxima década. Na avaliação deles, o setor deve crescer com abertura de novas vagas. A justificativa é que todos os setores da economia apresentam uma grande demanda pelos serviços da área e, portanto, por seus profissionais.

Para Diego Rondon, gerente de TIC da Page Personnel, empresa de seleção e recrutamento, terá destaque no mercado o profissional que possuir conhecimentos de tecnologia e de negócios. O especialista sugere que os cargos de especialistas no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, computação em nuvem e qualidade de software, analistas de tecnologia da informação e sistemas, desenvolvedores de software e programadores, serão os cargos mais visados pelas empresas.

Engenharia

Entre as áreas profissionais apontadas por especialistas como as mais promissoras para os próximos anos, a de engenharia é que está mais atrelada ao desempenho econômico do país.

Especialistas acreditam que os futuros investimentos do país na exploração de petróleo e gás irão alavancar a busca por profissionais especializados. Eles acreditam que não vão faltar vagas também aos especialistas em engenharia de energia, principalmente aos que atuarem na busca de fontes renováveis, e engenharia de segurança do trabalho. As áreas de engenharia de operações e engenharia civil também estão na lista das carreiras em expansão.

Entre os cargos em ascensão estão os de engenheiros elétrico, químico, de petróleo e de operações, além de engenheiros especialistas em segurança no trabalho.

O wPós oferece cursos de Pós-Graduação a Distância nas áreas de Saúde, Educação, TI e Engenharia. Especialize-se para o mercado e seja um profissional diferenciado.

Fonte: Veja

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.