Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Especialização é exigência para novos profissionais

23 de dezembro de 2013

Compartilhe esta notícia:

Especialização é exigência para novos profissionaisTer uma Pós-Graduação no currículo está se tornando um pré-requisito no mercado de trabalho. É o que aponta a reportagem da Revista Pós-Graduação e MBA 2014, da Editora Segmento. De acordo com a reportagem, valorizar essa qualificação significa acertar na escolha do curso e conhecer as áreas em expansão nos próximos anos.

Em um período de três gerações, a educação superior brasileira deu um salto. Hoje são mais de 7 milhões de brasileiros matriculados em uma graduação, de acordo com o último Censo da Educação Superior do Inep-MEC, e a tendência é que uma parcela cada vez maior dos jovens entre 18 e 24 anos estejam frequentando uma faculdade.

Embora a educação tenha avançada, de acordo com a reportagem, apenas um diploma de graduação não basta para entrar no mercado de trabalho. Hoje o Brasil tem cerca de 200 mil estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), sendo 85% em instituições públicas, e mais centenas de alunos de especializações e MBAs (lato sensu).

Para o diretor de programas e bolsas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Márcio de Castro Silva Filho, fazer uma pós vale a pena.  Segundo ele, os programas de pós estão em crescimento não na quantidade, mas na qualidade dos cursos.

Especialização

A necessidade de uma pós no currículo também caminha junto às rápidas mudanças no mercado de trabalho. Para Adriana Gomes, coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, “se o profissional for pensar apenas em termos de mercado de trabalho, uma graduação terá cada vez menos impacto no currículo. Além disso, a pós pode abrir caminhos para as novas áreas de atuação dentro da própria trajetória. Pode direcionar para uma segunda ou terceira carreira, ou mesmo para uma carreira paralela”, explica.

O professor Marcelo Nakagawa, diretor de empreendedorismo da Fiap, a pós-graduação é uma necessidade para quem deseja investir em uma carreira empreendedora. “As novas empresas hoje são formadas por pessoas que fizeram MBA”, pontua. Para ele, as especializações também ganham força entre aqueles que percebem, já no mercado de trabalho, as falhas decorrentes de uma graduação desatualizada ou de baixa qualidade.

Não fique de fora do mercado. Destaque-se! Especialize-se! Confira os cursos de Pós-Graduação a Distância do wPós. São 39 áreas de conhecimento com diversos cursos. Um deles foi feito para você.

Fonte: Revista Pós-Graduação e MBA 2014

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.