Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Está pensando em fazer uma Pós-Graduação a Distância? Siga esses passos e aproveite seu curso ao máximo!

10 de agosto de 2018

Compartilhe esta notícia:

A primeira coisa a ser considerada é se você está pronto para estudar a distância. A aprendizagem online tem muitas vantagens, mas para aproveitar ao máximo é preciso ser realista. Saiba que os cursos online exigem tanta dedicação quantos os cursos presenciais. Além disso, você precisa ter disciplina e ser independente para definir suas próprias estratégias de aprendizagem para cumprir as tarefas.  Quer saber se está pronto?  Veja quais das seguintes habilidades você tem, confira!

 

Persistência e gestão do tempo

Persistência é determinante para a boa aprendizagem online. É preciso, por exemplo, saber contornar problemas técnicos, como, por algum motivo, ficar sem acesso à internet. É preciso também estar disposto a procurar ajuda quando necessário. Persistência também diz respeito a ser disciplinado para estudar diariamente e cumprir as atividades propostas em dia.

Lembre-se que os seus tutores podem pedir ajustes e correções nos seus trabalhos, portanto, para cumprir os prazos, você deve entregá-los o quanto antes, de forma a ter tempo para fazer eventuais correções antes do fim do prazo para o a entrega da versão final.

 

Saiba administrar seu tempo

Você deve ser capaz de gerir bem o seu tempo. Estabeleça um programa de estudo gerenciável para si mesmo e mantenha o foco. O bom aluno de cursos a distância acessa a plataforma de ensino e progride diariamente. Essa disciplina é muito importante, pois o ensino online dá a você muita liberdade para gerenciar seu tempo. A flexibilidade é um dos grandes benefícios da aprendizagem online.

No entanto, pode ser uma desvantagem para um aluno que procrastina, é incapaz de cumprir uma rotina de estudo, ou não é capaz de concluir tarefas sem lembretes diários de um professor. E a habilidade de gerenciar bem o tempo pode ser desenvolvida.  Veja abaixo algumas dicas:

Veja o programa dos seus cursos e desenvolva um plano de longo prazo para completar suas tarefas principais. Faça também listas de tarefas diárias e tenha prazer ao cumprir cada tarefa. A disciplina pode ser um desafio no início, mas após criado o hábito, a sensação diária de dever cumprido será bem satisfatória, acredite!

 

Habilidades de comunicação

Habilidades de comunicação são vitais na aprendizagem online, pois os alunos devem procurar ajuda de seus tutores e colegas (por que não?) quando precisam. Os tutores estão dispostos a orientar os alunos, mas não podem adivinhar suas dúvidas. Veja algumas dicas de comunicação efetiva em cursos a distância:

  • Aprenda a usar as ferramentas da plataforma de ensino para se comunicar com seus professores. Em cursos bem estruturados, a plataforma de ensino é a principal forma de comunicação entre alunos e professores. Pode parecer estranho falar com seus professores dessa forma, mas não se acanhe em usar essas ferramentas para se comunicar com o seu professor.
  • Além disso, lembre-se de usar estilo e linguagem apropriados. Ao se comunicar com professores e outros funcionários, você deve escrever em frases completas, gramaticalmente corretas e de forma respeitosa. A comunicação online pode tornar tentador para alguns alunos expressar a raiva ou a frustração como não fariam pessoalmente. Professores são profissionais. Tratá-los com respeito e cortesia é tão fundamental em comunicação online como pessoalmente.

 

Habilidades técnicas

O estudante de cursos a distância precisa desenvolver habilidades técnicas básicas para ter sucesso. Mas não se assuste, essas habilidades são básicas, como a capacidade de criar novos documentos, usar um programa de processamento de texto, navegar na Internet e fazer o download de softwares quando necessário.

Não deixe de ler as informações de ambientação e o manual do aluno antes de iniciar seu curso. Você aprenderá a usar o sistema de gestão da aprendizagem da escola e outras ferramentas. É importante também certificar-se de que seu computador e a sua conexão à internet atendem os requisitos básicos para o funcionamento da plataforma.

 

Habilidades de leitura e escrita

Leitura e escrita são as principais formas que você vai se comunicar em um curso a distância. Embora algumas cópias impressas de livros didáticos possam ser necessárias, você deve estar confortável lendo muitos documentos em uma tela de computador, além de ser capaz de produzir trabalhos e documentos de acordo com as especificações pedidas na plataforma de ensino.

 

Motivação e independência

Para ser bem-sucedido, um estudante de curso a distância tem que se auto motivar. O aprendizado online exige independência, motivação interna, responsabilidade e maturidade.

Faça uma auto avaliação e procure as razões pelas quais você decidiu se qualificar. Sua carreira, seu orgulho pessoal, seu desenvolvimento profissional, o futuro que você quer, os aumentos da sua renda graças à pós-graduação, enfim, não faltam razões para se apoiar em momentos de fraqueza.

 

Ambiente de estudo

Outro componente crítico do sucesso acadêmico é um bom ambiente de estudo. Busque um local onde você possa ter paz e silêncio. Você vai precisar de um lugar calmo para trabalhar sem distrações como televisão, família etc. Faça com que amigos e membros da família saibam as horas que você estará estudando e não pode ser interrompido. Outra boa dica é desligar o celular.

Considere a ergonomia. Ajuste a altura da sua cadeira, teclado e tela para que fique confortável. Os antebraços e as coxas devem estar nivelados e paralelos ao chão. Os pulsos não devem estar dobrados durante a digitação.

Configure boa iluminação e assentos confortáveis. A iluminação do seu ambiente de estudos deve ser, ao menos, tão brilhante como a tela do computador para não cansar a sua vista.

E aí, você está preparado para fazer da educação a distância o seu salto para um novo patamar profissional? Com essas dicas, é fácil perceber que não é tão difícil, não é mesmo? Então, escolha seu caminho, arregace as mangas e mãos à obra! Seu futuro depende das suas ações de agora! Lembre-se: você progredindo ou não, o tempo vai passar do mesmo jeito!

 

Leia também:  O certificado de Pós-Graduação a Distância tem a mesma validade?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.